Multi Aula Magna da Ulbra Cachoeira recebe autoridades do Direito
- Da Redação
- 20 de mar.
- 2 min de leitura

A sociedade tem passado por profundas transformações tecnológicas, sobretudo nos últimos anos com a proliferação de ferramentas de inteligência artificial. Para discutir os impactos dessas tecnologias no mundo jurídico, a Multi Aula Magna dos cursos de Direito da Ulbra reuniu em Canoas, na noite de terça-feira, desembargadores para propor aos futuros operadores da profissão uma profunda análise. O Evento integrado dos cursos de Direito da Ulbra em todo o Brasil teve no campus de Cachoeira do Sul um encontro de lideranças representativas.
A professora coordenadora do curso, Rosana Izara Luchese Willig, coordenou a atividade, que teve como mediador o professor Matheus Dabull e os convidados Juiz do Trabalho Carlos Henrique Selbach, a Promotora Pública Débora Jaeger Becker, o defensor público Walter Luchese Willig e a advogada da OAB, Samira Ache. Eles falaram sobre o tema central da Multi Aula Magna: Inteligência Artificial no Direito.
Como destaque do que foi apresentado, por exemplo, pelo presidente da Aelbra/Ulbra, Carlos Melki, os desafios de aprender constantemente sobre as ferramentas para usar da melhor forma e com a ética necessária para fazer a diferença na sociedade. “Reafirmamos o compromisso com o ensino de Direito de excelência, compartilhando o dia a dia com a presença da Inteligência Artificial, por isso buscamos sempre inovar como com a criação do hub de tecnologias jurídica da Ulbra”, comentou Melke. Os painelistas reforçaram a importância da profissão dos operadores do Direito, que precisam se tornar cada vez melhores, pois o ser humano sempre estará no centro de tudo.
Os painelistas de Cachoeira do Sul foram unânimes em dizer que as tecnologias não substituem o ser humano, que pode usar as ferramentas para que sirvam como auxílio, jamais que façam o seu trabalho analítico e com humanismo. “Temos um corpo de professores de alto nível na Ulbra Cachoeira, e recebemos inclusive como um de nossos convidados, um ex-professor, o Juiz do Trabalho Carlos Henrique Selbach”, afirmou a coordenadora Rosana Izara Luchese Willig. O evento trouxe questões prática relacionadas a processos e aos procedimentos e o próprio sistema jurídico atual. A Multi Aula Magna serviu ainda para das as boas-vindas aos novos alunos que começam neste semestre e para dar a largada oficial ao ano letivo de 2025.
Tecnologia já é assunto no Direito
Refletindo a missão da Ulbra, a inovação é pauta recorrente nos cursos de Direito da Universidade. Desde 2019, o campus Canoas conta com um grupo de estudos de Direito e Tecnologia, onde os alunos não apenas aprendem, mas discutem e buscam soluções para dilemas do cotidiano jurídico atravessados pela tecnologia.


Kommentare