top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Novo passaporte brasileiro começa a ser emitido

O novo passaporte brasileiro começou a ser emitido nesta terça-feira pela PF (Polícia Federal) em todo o País. No exterior, o modelo será expedido em embaixadas e consulados do Brasil apenas a partir do ano que vem. Na nova versão, o passaporte inclui figuras que representam a flora e a fauna brasileiras em várias de suas páginas.


O documento também conta com imagens que só podem ser vistas na luz ultravioleta e mais marcas d’água, o que, segundo autoridades, oferece mais segurança contra fraudes.


A última grande atualização no documento havia ocorrido em 2015, quando ele ganhou um chip e passou a ser chamado de passaporte eletrônico, além de dobrar o prazo de validade para 10 anos.


Será obrigatório trocar pelo novo?

A troca de passaporte para o novo não é obrigatória. Ela só será necessária quando o documento vencer. A validade continua sendo de dez anos.


Vai ficar mais caro?

O governo informou que a taxa para emissão continua a mesma: segundo o site da Polícia Federal, atualmente ela é de R$ 257,25 para o passaporte comum. Para casos de urgência de emergências, é mais caro: R$ 334,42. O valor também aumenta se a pessoa deixar de apresentar o documento vencido.


Novo desenho

Na capa, o destaque é a volta do brasão da República e a saída das estrelas do Cruzeiro do Sul. Todas as regiões do Brasil são homenageados nas páginas internas, que passam a ter mais cores, por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local.


Na página com os dados do cidadão, há uma foto em preto-e-branco formada com dados biométricos da pessoa, além da foto colorida tirada na hora de fazer o documento.

Imagem: Arquivo.

Comments


bottom of page