top of page

Novo reservatório da Corsan aumenta em 500 mil litros o armazenamento de água para sete bairros

Foto do escritor: Da RedaçãoDa Redação

Os cerca de 15 mil moradores dos bairros Alto do Amorim, Vila Nova, Augusta, Primavera, Xangrilá, Prado e Carvalho, em Cachoeira do Sul, contam agora com um novo reservatório de água de concreto armado com capacidade para 500 mil litros, entregue na tarde desta quarta-feira, 29. Com investimento de R$ 3,6 milhões, a Corsan instalou também uma rede para interligar o reservatório ao sistema de abastecimento e equipamentos para monitorar o funcionamento, como pressão, vazão e níveis de armazenamento.


Localizado no bairro Alto do Amorim, o reservatório era uma reivindicação antiga da região, que fica em uma parte mais alta da cidade e por isso demorava mais tempo a ter a distribuição de água regularizada em casos de interrupção. Agora, com água armazenada na zona alta, esses bairros terão mais autonomia de abastecimento, que antes era feito por bombeamento desde a estação de tratamento. Ao todo, Cachoeira do Sul conta agora com 15 reservatórios para fortalecer o saneamento da cidade.


“Estamos atendendo a uma demanda histórica, que trará um impacto positivo para os moradores desses sete bairros da região”, disse a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi.


Para o presidente da Associação dos Moradores do Alto do Amorim, Éverton Vieira, poder contar com o novo reservatório é a realização de um sonho. “É uma vitória para a comunidade”, afirmou.


Universalização do saneamento

Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.


Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios onde atua no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.


Imagens: Corsan.
Imagens: Corsan.

Opmerkingen


bottom of page