top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Operação Verão Total começa neste sábado com dois guarda vidas na Praia Nova

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL) estava finalizando no final da tarde desta sexta-feira, 15 de dezembro, a recuperação da Guarita dos Guarda Vidas. Conforme o secretário, Itamar Luz, o Corpo de Bombeiros Militar de Cachoeira vai destinar dois Guarda Vidas, um militar e um civil, para trabalhar a partir deste sábado, 16 de dezembro, no local.


Os Guarda Vidas já passaram por treinamento e designação e estão aptos a iniciar a Operação Verão. São eles que demarcarão a área de banho e ficarão de prontidão sempre das 9 horas às 12 horas e das 13 horas e 30 minutos às 18 horas e 30 minutos de quarta-feira a domingo, com folga na segunda e terça-feira, com exceção da segunda-feira de Natal e Ano Novo.


A indicação é de que as pessoas que forem se banhar no rio Jacuí na Praia Nova, respeite a área demarcada para o banho, pois o nível de água continua acima da média e devido as enchentes, se criaram buracos perigosos, especialmente próximo do local de embarque e desembarque da balsa Deusa do Jacuí. "Quem tiver buracos coletes salva-vidas homologados pela Marinha, o ideal é que façam uso", declara o 1° Tenente Jairo Machado Oliveira, Comandante do Pelotão de Bombeiros Militar.


Por outro lado a Secretaria Turismo, Esporte e Lazer corre contra o tempo para colocar a Praia com as mínimas condições para o veranistas. Itamar afirma que o serviço já poderia estar pronto há bastante tempo, mas atrasou devido as enchentes.


A pasta ainda aguarda a licença ambiental para providenciar o serviço de roçada e limpeza da área da Praia, bem como Camping. Somente após a licença é que os trabalhos poderão começar. "Ainda não temos previsão de uma data certa para abrir a Temporada de Verão da Praia Nova, porque até lá temos que fazer todas as melhorias necessárias na limpeza e infraestrutura. Depois que tivermos a certidão de licenciamento ambiental, começamos os serviços de podas de árvores, alocação de lixeiras, limpeza e organização do camping e providenciar as quadras de esportes", enfatiza.


IMPORTANTE

O governo do Estado faz neste sábado, 16 de dezembro, a abertura oficial da Operação Verão Total 2023-2024, em Imbé, no Litoral Norte. O evento tem início às 9h30, na Praça Lourdes Rodrigues, e terá a participação do governador Eduardo Leite e do vice-governador Gabriel Souza, além de secretários de Estado, equipes dos órgãos estaduais que integram a ação e representantes do município.


SAIBA MAIS

Até março do ano que vem, 39 órgãos e entidades do Executivo estarão envolvidos no projeto, com ações integradas em praias, lagoas e balneários gaúchos de todas as regiões. Nesta temporada, a iniciativa contará com novidades, como a estrutura dividida em cinco eixos: Mobilidade, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Bem-Estar Social e Comunicação, que contemplam uma série de serviços.


Imagem: Melhorias na guarita sendo finalizadas.



Comentários


bottom of page