top of page

Orquestra Filarmônica e Banda Gonçalvense vão resgatar o Carnaval de Cachoeira

  • Foto do escritor: Da Redação
    Da Redação
  • 10 de fev.
  • 3 min de leitura

O Carnaval de Cachoeira do Sul é mais do que uma festa popular; é uma celebração viva da história e da cultura de nossa cidade, que tem suas raízes fincadas desde o século XIX. Em 14 de fevereiro de 1900, o Jornal O Comércio de Cachoeira do Sul registrou a organização de um Carnaval na cidade, um marco que ecoa até os dias de hoje, pois a festa, envolvia uma cidade com pouco mais de 30 mil habitantes à época, e já refletia as características do nosso carnaval com raízes brasileiras, com sua música vibrante e sua energia contagiante.


Naquela época, os foliões se encantavam, dançavam e desfilavam ao som de quadrilhas, (um gênero musical de banda de sopros e percussão), além de outros gêneros como a modinha, a polca, o maxixe e o dobrado, todos marcando os cortejos e desfiles carnavalescos. Esses ritmos continuam a representar a rica tradição musical do Brasil e ainda são ouvidos em várias manifestações culturais, como as micaretas de Minas Gerais, os blocos de frevo no Nordeste e os desfiles com bandas de pífaros e sopros que animam todo o país de norte a sul, de leste a oeste.



A festa sempre foi marcada pela criatividade nas fantasias e na diversão. Surgiram inúmeros blocos com nomes sugestivos como “Vai como pode” ou “O que importa é ir” simbolizando a espontaneidade e a liberdade que definem o Carnaval de Cachoeira, permitindo a participação de todos, sem distinção de idade ou estilo.


Em 1913, tínhamos um já tradicional Baile de Máscaras naquele ano realizado no Clube Renascença, com animação da banda Estrela Cachoeirense sob a regência do maestro Miguel Iponema, era o centro das festas de salão, trazendo a música para os ambientes mais elegantes da cidade. Essa mistura de ambiente informal e requintado ajudou a criar o espírito único do Carnaval de nossa cidade.


Hoje em 2025, o Carnaval de Cachoeira do Sul terá um resgate dessa tradição, liderado por um grupo de artistas da Orquestra Filarmônica de Cachoeira e da Banda Marcial Gonçalvense, comprometidos em preservar a tradição do carnaval que tem mais de 125 anos.


A Banda Marcial Gonçalvense (BMG), que celebra 60 anos de fundação em 2025, será uma das grandes protagonistas e homenageada da festa deste ano. Sob a direção do Maestro Dilber Alonso, criamos a orquestra de sopros, a orquestra de carnaval, com músicos da Orquestra Filarmônica e da Banda Marcial e levaremos para as ruas da cidade um repertório diversificado, misturando músicas de Carnaval de diferentes épocas e regiões do Brasil. Frevos, polcas, sambas, maxixes e choros irão invadir as ruas, com ensaios abertos e flash mobs em vários pontos de Cachoeira do Sul, encantando tanto cidadãos quanto turistas.


Para marcar a celebração dos 60 anos da BMG, nomeamos nosso bloco de “Manda Brasa”, uma homenagem ao primeiro mascote da banda, inspirado no personagem “Brasinha” das revistas em quadrinhos. O bloco desfilará pelas ruas e pontos turísticos da cidade, mantendo a tradição e unindo a comunidade em uma verdadeira festa popular.


A programação do Carnaval 2025 começa ainda em fevereiro, com atividades de Pré-Carnaval na IMusic Escola de Música, incluindo oficinas de ritmos e gêneros brasileiros típicos do Carnaval, como frevos, marchinhas, sambas e maracatu. Todas as atividades serão abertas ao público, incluindo ensaios abertos, flash mobs e cortejos. ``Convidamos para nosso pré-carnaval músicos amadores e profissionais, foliões que gostem da festa do momo, famílias que queiram ouvir música ao vivo de qualidade estética instrumental e apelo histórico e cultural, admiradores de nossa cultura popular, crianças, jovens, idosos, pessoas de todas idades``.


Esse Pré-carnaval 2025 será mais do que uma festa; será um encontro de gerações, uma vivência que atravessa o tempo, unindo história, música, folia e, claro, o povo de Cachoeira do Sul – E ainda anunciaremos nosso circuito para o carnaval, se vestiremos abadás ou vamos seguir a tradição de ir para o carnaval como pode, com o que tem, pois, o importante é se divertir.


Serviço:

Pré-Carnaval dia 14, 15 e 16 de fevereiro – a partir das 18 horas – na Imusic


Ensaio Aberto – Apresentação da Orquestra de Carnaval – Oficinas – Muita Música ao Vivo, um evento para todas as idades.


Informações, reservas e participação do Bloco: Maestro Dilber Alonso

Telefone e whats : (51) 98534-5323


Local: IMusic Escola de MúsicaRua Pinheiro Machado, 1561


CARNAVAL 2025: Uma celebração que faz história, e mantém viva nossa cultura e nossas tradições.


MAIORES INFORMACOES ACESSE O QR CODE ABAIXO




 

Comments


bottom of page