top of page
  • Lenon Quoos

Pais reivindicam na Câmara compromisso com o transporte escolar para escola de Caçapava

Diversos pais de alunos cachoeirenses que estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Vitor Costa, na localidade de Durasnal, interior de Cachoeira do Sul, mas que pertence ao município de Caçapava do Sul, ocuparam a tribuna popular da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Cachoeira nesta segunda-feira, 14 de agosto, para reivindicar a continuidade do transporte escolar utilizado pelos seus filhos para frequentarem o educandário.


Os pais decidiram recorrer ao Legislativo, pois seus filhos ficaram recentemente sem o transporte escolar durante uma semana, por atrasos de pagamento da Prefeitura Municipal para a empresa que é responsável pelo serviço. Um dos pais, Ruan Freitas, ocupou a tribuna e explanou a situação, pedindo a todos que escutem como se fossem pais dos estudantes, já que ele representou todos em sua manifestação. "Tenho uma filha de oito anos que estuda nesta escola. Moramos cerca de seis quilômetros dela e tenho outra filha que também vai estudar nesta escola. Vocês acham justo termos que mandar nossos filhos pequenos para estudar em uma escola distante 25 quilômetros por ser em Cachoeira, sendo que temos uma próxima, apenas por impasse político? Sem falar que as qualificações desta escola, tanto na estrutura física, organizacional e educacional pode se comparar a uma particular. Nossos filhos tem tudo o que precisam nela, inclusive todos os tipos de manifestações culturais", destaca Ruan.

Ruan enfatizou que na visão dos pais é desnecessário enviar os alunos que estão familiarizados com a atual escola, para uma escola no interior de Cachoeira, onde o percurso principalmente no inverno fica intransitável. "Quem vai ajudar quando o ônibus atolar ou estragar, sendo que podemos fazer isso com uma escola próxima e de ótima qualidade. Exigimos respeito e perguntamos, até quando vai essa novela? É algo que não é muito difícil de ser resolvida, trata-se de um problema de Cachoeira e Caçapava. Viemos pedir apoio de vocês para essa causa, pois somos cachoeirenses. Apenas queremos que nossos filhos continuem na Escola Augusto Vitor Costa e que o transporte seja mantido para eles. Queremos evitar mais transtornos", explica Ruan.


TRANSPORTE É RESPONSABILIDADE DE CAÇAPAVA

A Prefeitura de Caçapava do Sul é quem recebe o repasse federal para viabilizar o transporte de todos os estudantes da Escola. No entanto, quem paga o transporte destes 167 alunos cachoeirenses é a Prefeitura de Cachoeira, que não recebe o repasse. O custo chega a R$ 1 milhão ao ano nos gastos com o transporte de todos esses estudantes.


Por isso, o prefeito José Otávio Germano está estudando redirecionar os estudantes para as escolas que pertencem a Cachoeira e desfazer esse impasse que perdura há cinco anos. Dessa forma, receberia o recurso federal para custear o transporte permanente para os estudantes aos educandários municipais.

SAIBA MAIS

Na última semana, a Prefeitura Municipal acertou com a empresa responsável pelo transporte o pagamento de 30 dias. Com isso, o serviço foi retomado na quarta-feira, 9 de agosto. No entanto, ainda ficaram 70 dias em aberto para o Executivo acertar com a empresa.



IMPORTANTE

A Escola Vitor Costa localiza-se no KM 306 da BR-290, na divisa entre Cachoeira e Caçapava. Possui atualmente 286 estudantes, sendo que 167 residem no município de Cachoeira do Sul, ou seja, 58% dos alunos são cachoeirenses.


Há anos as prefeituras de ambas cidades possuem um acordo, em que Cachoeira ficou encarregada por assumir o transporte dos alunos através de sete linhas. Por grande impasse política, Cachoeira ingressou na Justiça para reivindicar que Caçapava assuma o transporte destes alunos em 2024. Caso contrário, redirecionaria os estudantes para educandários cachoeirenses, localizados no interior de Cachoeira, em distâncias maiores e que os pais não aceitam a mudança, por gostarem da escola que é referência em qualidade no ensino. "Estamos pedindo que nossos filhos continuem nessa escola", destacou.

Imagens: Fatos 24h.

Comments


bottom of page