Pastor Luciano | Alto Refúgio
- Lenon Quoos
- 18 de jun.
- 1 min de leitura
Salmos 59:17 – “A ti, força minha, cantarei louvores, porque Deus é meu alto refúgio, é o Deus da minha misericórdia.”
Este salmo foi escrito por Davi no início da perseguição do rei Saul contra ele. Saul mandou homens para vigiar a casa onde Davi morava. Avisado por sua esposa, ele conseguiu escapar. O plano do rei era cercar a casa para que Davi não fugisse e, pela manhã, matá-lo.
Davi foge e faz esta oração a Deus, pedindo livramento, abrindo o seu coração e, nos dois últimos versículos, declarando sua fé inabalável. Quem o perseguia por inveja não era qualquer um, mas o próprio rei da nação — a pessoa mais influente e poderosa do país.
Quando o problema é maior do que as nossas forças, restam-nos duas opções: render-se ao problema ou render-se aos cuidados de Deus, confiando n’Ele com todas as nossas forças. Davi, então, declara que Deus era o seu “Alto Refúgio”. Isso significa um local seguro, elevado e inatingível — um abrigo forte e imponente que oferece segurança e amparo em tempos de dificuldade.
E foi assim que Davi conseguiu se manter vivo. No fim, os planos de Deus se cumpriram plenamente em sua vida. Ele fez do Senhor o seu Alto Refúgio e, por isso, não desistiu. Teve seus momentos de lágrimas, angústia e até perplexidade, mas confiou até o fim.
Este salmo nos desafia a confiar e não desistir. Ainda que o inimigo seja forte e imponente, estamos seguros em nosso Deus, que é um Alto Refúgio para os que creem e buscam a Sua face de todo o coração.
Pastor Luciano da Silveira.
Comments