2 Reis 4:16: "E ele disse: 'A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho.' E disse ela: 'Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva.'"
A mulher sunamita era rica e bem sucedida, mas tinha uma frustração na sua alma. Desejava muito ter um filho, mas era estéril. Ela e seu marido se tornaram amigos do profeta Eliseu. Partiu dela o desejo de construir um quarto e mobilhar para acolher o profeta e seu discípulo quando passavam por ali. Quando Eliseu e Geazi se hospedavam em sua casa, ela os tratava muito bem, cuidando deles porque sabiam que eram homens de Deus.
Em um determinado momento, Deus resolveu abrir as portas celestiais para abençoá-la. Deus iria conceder o desejo do seu coração mesmo ela não pedindo nada. Deus sabia do seu desejo porque ele sonda os corações. Mas o que levou o Senhor a abençoar esta mulher mesmo ela não tendo pedido nada?
O Deus que sonda os corações sabia que esta mulher investia na vida do profeta com um coração puro. Ela investia na obra de Deus por amor e sem esperar receber nada em troca. O segredo do sucesso é investir no reino de Deus por amor e gratidão. Quando investimos por amor e gratidão, o céu se abrirá.
É por isso que Jesus disse: "Dai e ser-vos-á dado". Por isso Jesus elogiou e usou como exemplo a viúva pobre que deu apenas duas moedas de oferta. Não é a quantidade, mas sim a qualidade, ou seja, a atitude do coração que precisa ser feita com amor e gratidão é que atrai a atenção de Deus. Quem ama e é grato não considera um fardo dizimar, ofertar e produzir no reino de Deus!
A sunamita ficou surpresa e achou que era mentira quando o profeta declarou o que Deus faria na sua vida. Ela ficou surpresa porque talvez nunca imaginou que sua sincera atitude com o profeta agradasse a Deus. Não sabia que investir no reino de Deus traria bênçãos celestiais. Vivemos em um mundo que nos ensina a ser egoístas, que nos ensina apenas a orar a primeira parte da oração do Pai Nosso: "Venha o teu reino".
Queremos viver no reino de Deus sem investir nada para isso. Queremos o reino sem esforço. Mas não podemos esquecer que Jesus disse que o reino de Deus é tomado por violência! Ele é tomado por atitudes que apenas os corajosos estão dispostos a tomar. O questionador não consegue, quem duvida também não. O murmurador não entende.
Quem não tem aliança prefere criticar. Só aquele que é grato e ama consegue tomar atitudes ousadas e atrair as bênçãos escondidas. Só ele consegue destravar as portas do céu e viver o sobrenatural de Deus. Deus sonda os corações. Ele sabia do desejo da sunamita, conhecia seu coração. Deus conhece também o nosso coração.
Pastor Luciano da Silveira.
Comments