Provérbios 15:13: "O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate."
Infelizmente, estamos vivendo um grande paradoxo. Expansão da indústria do entretenimento e um grande isolamento social. Nunca uma geração teve um leque tão grande de entretenimento, porém os resultados estão sendo catastróficos. Milhares de pessoas depressivas, milhares cometendo suicídio, principalmente jovens. A dor de um coração que sangra resulta na depressão e no suicídio.
Jovens estão queimando etapas preciosas nas suas vidas. Logo sentem um vazio, uma tristeza aguda que consome sua esperança. Outros caem nas armadilhas das drogas. Adultos buscando doses altas de prazer a qualquer custo através de pornografia, aventuras extraconjugais, desejos ilícitos, etc. Mal sabem que tudo isto é nocivo e faz sua alma e seu coração adoecer e sangrar.
O espírito abatido mencionado na Bíblia é um estado avançado da depressão. Sua causa principal é o pecado, porque este promete alegrias e realizações grandiosas, porém não passa de propaganda enganosa (fake news). O coração que conhece e desfruta da verdadeira alegria traz formosura e beleza para nossas vidas. Esta alegria tem nome e está disponível em Jesus para todos que têm a coragem de entregar-se totalmente a Ele. Muitos querem apenas um alívio momentâneo para sua pobre alma, mas o que Jesus tem para nós é eterno. Jesus mesmo disse:
"Todo dia tome sua cruz e siga-me." Isto é, abnegar-se, rejeitar as ofertas do mundo...
Os discípulos mais chegados de Jesus entenderam bem esta verdade. Quando muitos abandonaram a Jesus, Ele perguntou aos doze: "Querem ir também?" Mas eles responderam com uma outra pergunta: "Para onde iremos nós? Só tu tens palavras de vida eterna." Esta resposta só foi possível porque entenderam que a verdadeira alegria só é possível em Jesus. Se teu coração sangra, Jesus tem o remédio!
Pastor Luciano da Silveira.
Comments