top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Pesquisadores da UFRGS realizam dia de estudos no Zoológico de Cachoeira



O Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul recebeu nesta terça-feira, 5 de dezembro, um grupo com 9 alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a coordenação do médico veterinário, professor doutor João Fábio Soares, que é cachoeirense. Acompanharam o grupo ainda dois professores e um servidor da universidade.


O trabalho em Cachoeira contempla três diferentes atividades: aula prática da disciplina optativa de Parasitose de Animais Selvagens, o projeto “Sanidade Parasitária em Zoológicos” que já está em Cachoeira deste 2017 e um estudo para diagnóstico de Trichomonas (protozoário que pode causar morte em aves de rapina). Esse último é um trabalho novo, desenvolvido pela primeira vez em Cachoeira.



O grupo, assim como já fez durante a visita em junho deste ano, fez a coleta de fezes de aves e mamíferos e penas soltas nos recintos das aves (para análise de ectoparasitos). Todo o material foi catalogado será levado ao laboratório da UFRGS para avaliação e identificação de possíveis parasitos.


O Zoológico Municipal conta com a parceria permanente da UFRGS, que auxilia na manutenção da sanidade dos animais abrigados em Cachoeira do Sul. Todo o trabalho é acompanhado pelo médico veterinário do Zoo, Diego Ferreira Cardoso, sob a supervisão do Secretário Municipal de Meio Ambiente e coordenador do Zoológico Municipal, Alisson Boyink.


Texto/Fotos: Ascom Prefeitura Cachoeira

Comments


bottom of page