top of page
  • Lenon Quoos

Prazo para cadastramento de estudantes no programa Passe Livre Estudantil segue até o dia 4

Desde segunda-feira, 21, as prefeituras já podem cadastrar estudantes no sistema informatizado do Programa Passe Livre Estudantil (PLE) para o segundo semestre de 2023. O PLE é gerenciado pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e busca facilitar o acesso à educação proporcionando transporte gratuito para estudantes de baixa renda em todo o Rio Grande do Sul.

O cronograma definido pelo PLE estabelece prazos específicos para diferentes etapas do processo:

  • Cadastro de responsável

O prazo para enviar os dados do responsável pelo cadastro no Sistema Informatizado Metroplan do Programa Passe Livre Estudantil (Simet) vai até 4 de setembro. Os responsáveis devem fornecer informações como nome completo, CPF, e-mail corporativo e número de telefone da operadora pelo e-mail: edital-ple@metroplan.rs.gov.br .

  • Cadastramento de estudantes

Os municípios poderão cadastrar novos estudantes no Simet ou renovar o cadastro de alunos frequentam cursos sujeitos a rematrícula semestral entre 11 e 29 de setembro.

  • Fechamento e envio de listas

A Metroplan, responsável pela gestão do programa, realizará o fechamento e envio das listas dos estudantes que serão beneficiados pelo PLE no período entre 2 e 18 de outubro.


Mais informações

Para obter mais informações sobre o processo de cadastramento e para conhecer os requisitos e os critérios para a participação no PLE, os interessados podem consultar o edital completo.


Ingresso no PLE

Para participar do programa, o estudante deve estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino e ter renda per capita familiar inferior a um salário mínimo e meio regional da faixa 1 (R$ 2.165,91). Além disso, é preciso comprovar a necessidade de deslocamento por meio de transporte intermunicipal entre a residência e o estabelecimento de ensino.


O estudante que não faz parte do PLE e se enquadra nos critérios estabelecidos deve procurar o setor responsável na prefeitura do município onde reside para manifestar o interesse de ingressar no programa.

Imagem: Arquivo.

Comments


bottom of page