top of page
  • Lenon Quoos

Prefeitura e RGE firmam convênio para o programa Arborização + Segura

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, assinou com a RGE um termo de cooperação técnica do programa Arborização + Segura. O objetivo é substituir espécies em desacordo com a rede elétrica, além de árvores que não estejam em condições adequadas ou ainda que representem riscos para a população.


Eduardo Döring, consultor de negócios do Vale do Rio Pardo e gerente de relacionamento com o Poder Público da RGE, explicou que a RGE está fazendo o levantamento das árvores que se enquadram nestas condições. No processo de substituição, a RGE identifica aquelas que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência ou estão em desacordo com as infraestruturas urbanas. Em seguida, são substituídas as árvores autorizadas pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. A cada árvore retirada, 5 são plantadas. Uma no local original e as outras 4 em locais indicados pela Secretaria de Meio Ambiente.


A previsão é de que nos próximos 30 dias os primeiros trabalhos já comecem a ser feitos. Através de equipe especializada (própria ou contratada pela RGE) é feita a supressão da árvore, destoque, recolhimento dos resíduos e replantio dos novos exemplares. O termo de cooperação é de 5 anos. “Neste período, queremos reforçar junto à comunidade as questões de conscientização com relação ao plantio de árvores de grande porte. Não somos contra a vegetação, mas sim queremos o plantio de árvores adequadas a cada local”, destacou Döring.


Além da proteção à vida da população, o programa Arborização + Segura busca garantir sombreamento e melhoria da qualidade do ar, controle da temperatura urbana e redução da poluição visual.


O Secretário de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini, destacou que a supressão das árvores da Rua Marechal Floriano já fazem parte desta parceria. “Essa parceria é um grande passo no que diz respeito às questões ambientais de Cachoeira do Sul”, destacou o Fogliarini.

Confira algumas dicas de segurança:

- Jamais faça podas quando a árvore estiver muito próxima da rede elétrica ou os galhos tocando nos fios.

- Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa.

- Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorram faíscas na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora

- Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar poda nessas condições.


Fonte: Ascom Prefeitura.

Comments


bottom of page