Nesta sexta-feira, 12 de julho, às 14 horas, será realizada na Prefeitura de Cachoeira, uma reunião envolvendo o poder público, Mitra Diocesana e provedoria do HCB para discutir a elaboração de um projeto, visando buscar recursos federais para uma obra de contenção da erosão do barranco às margens do Cemitério das Irmandades.
Conforme o Padre Hélvio Cândido, administrador do Cemitério, para obter dinheiro federal, é necessário que um projeto seja feito em conjunto para ser enviado para o Ministério das Cidades, em Brasília. A obra necessária diz respeito a cidade de Cachoeira e não se refere somente à área do Cemitério, pois caso nada seja feito, pode comprometer o terreno do HCB, Pradozem e até mesmo casas localizadas no bairro Aldeia.
Recentemente, quando a Prefeitura fez o decreto de Calamidade Pública, a Superintendência da Defesa Civil colocou o desmoronamento da encosta junto as margens do Rio Jacuí junto no relatório.
Importante:
O governo federal destinou de R$ 1,7 bilhão para projetos de contenção de encostas no Brasil, dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para o Rio Grande do Sul, em situação de calamidade pelas enchentes serão R$ 152 milhões.
Fonte: Carlos Simonetti/Rádio Fandango.
Comentários