top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Prefeitura prepara novo abrigo para receber cachoeirenses no ginásio da Escola Rio Jacuí


A Secretaria Municipal de Inclusão Social (SMIS) abriu na tarde desta quinta-feira, 2, o segundo abrigo para receber os cachoeirenses atingidos pela cheia do Rio Jacuí. O primeiro abrigo, junto ao Ginásio Derlizão, atingiu o número de 131 pessoas (48 famílias) às 17h. A partir de agora, os novos desabrigados serão recebidos no ginásio da Escola Estadual Rio Jacuí.


De acordo com a titular da SMIS, Carin Ache, a equipe da SMIS foi dividida para atender aos dois abrigos. Servidores de outras secretarias municipais já se uniram ao grupo para prestar atendimento permanente às famílias.


RESPEITO ÀS FAMÍLIAS – Carin frisou a importância do respeito às famílias abrigadas. “Os abrigos não são lugares para visitação. As famílias que lá se encontram estão passando por um momento delicado e em vulnerabilidade. Estamos vivendo um momento muito triste e essas pessoas precisam ser respeitadas. Por isso, pedimos que a comunidade não vá até os abrigos. Doações devem ser feitas diretamente na SMIS”, frisa Carin.


Importante

Não ainda uma contagem oficil do número de pessoas que deixaram suas residências por conta própria, mas a Defesa Civil estima que sejam mais de 100 famílias. Todas elas são convidadas a irem até a Defesa Civil (junto à Secretaria de Obras), para fazer sua ficha de atendimento.


Algumas perguntas que chegam até a SMIS

- Posso fazer doação em dinheiro?

Não. Quem tiver dinheiro para doação, deve entrar em contato com a secretaria para canalizar o recurso para a compra de algo que seja usado com os desabrigados.


- Posso levar doações direto em um dos abrigos?

Não. As doações devem ser entregues na própria Secretaria.


- Quero doar alimentos (almoço, jantar, lanches), o que devo fazer?

A orientação é procurar a SMIS, que está organizando uma agenda para entrega das doações, evitando alimentos em duplicidade, principalmente quando for marmita.


- O que posso doar?

- Itens para lanche:*frios*margarina*doce de pão*bolachas doces e salgadas

(Pede-se a doação de pães a partir de segunda-feira, visto que é um produtos perecível e já há várias doações)- Materiais de higiene pessoal:*pasta de dente*sabonetes*xampu*papel higiênico- Roupas novas:*peças íntimas: calcinhas ( adulto e infantil)*cuecas (adulto e infantil)*meias- Roupas de cama em geral em bom estado: lençóis, cobertas e travesseiros- toalha de banho


Secretaria de Inclusão Social

- Endereço: Rua 15 de Novembro esquina com General Câmara

- Telefone: 3724.6016

Texto: Patricia Miranda

Foto: Cristiano Lima

Comments


bottom of page