top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Prefeitura vai à Ferreira esclarecer benefícios aos atingidos pela enchente nesta quinta

A Defesa Civil e a Secretaria de Inclusão Social (SMIS) farão uma ação conjunta de esclarecimento às famílias do São Lourenço, Ferreira, Balneário Caixa d´água e Passo da Areia. Será nesta quinta-feira (30), às 8h30min, na Escola Estadual Zilah da Gama Mór, na Ferreira.


A ação é fundamental para explicar às famílias todos os critérios para enquadramento nos benefícios Estadual e Federal de apoio financeiro destinado às famílias desalojadas ou desabrigadas pela enchente do Rio Jacuí. O encontro será também a oportunidade para complementar dados fundamentais para garantir a inserção de informações no sistema federal e estadual de famílias previamente cadastradas.


Isso é necessário porque a Medida Provisória 1.219/2024, que instituiu o Auxílio Reconstrução foi publicada em 15 de maio. Já a Portaria 1.774/2024, que disciplina os procedimentos relativos ao pagamento deste apoio financeiro no valor de R$ 5.100,00 é de 21 de maio.


O coordenador do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, Gabriel Lobato, explica que, como as regras para acesso aos programas foram sendo esclarecidas durante o curso do evento, há dados que não constam no primeiro cadastro feito na Defesa Civil que agora precisam ser levantados. “Vamos precisar de CPF de todos os moradores da residência e por isso precisamos nos encontrar com eles, pois esse é um dado que foi necessário apenas após a publicação da Portaria. Além disso, como nesta região há muitas casas de veraneio, precisamos de uma declaração formal destas famílias para sabermos quem realmente mora no local”, explica. As famílias com Cadastro Único já têm os dados de todos os integrantes do núcleo familiar.


DEMAIS REGIÕES – A mesma ação que está acontecendo nesta região deve se estender a outras regiões fora da área urbana do município que foram afetadas pela enchente. Algumas delas, onde o número de famílias for menor, o contato será via telefone. Moradores do Passo do Seringa, Capão Grande e Irapuá então entre os próximos que serão contatados.

 

Agende – se

Quem: famílias do São Lourenço, Ferreira, Passo da Areia e Balneário Caixa D´Água

Quando: quinta-feira (30), às 8h30min

Local: Escola Estadual Zilah da Gama Mór

O que levar: CPF de todos os integrantes da família



 

Comments


bottom of page