top of page

Prevenção à dengue mobiliza escolas a partir desta terça em Cachoeira

  • Foto do escritor: Da Redação
    Da Redação
  • 18 de mar.
  • 3 min de leitura

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Diretoria de Vigilâncias em Saúde (DVS), está reeditando a campanha de prevenção à dengue junto à comunidade escolar. Paralelamente aos mutirões nos bairros, onde se foca na orientação dos cachoeirenses para a limpeza criteriosa das áreas externas dos imóveis, uma equipe do setor foi destinada à atuação preventiva nas instituições de ensino, com a proposta de mobilizar crianças e adolescentes a atuarem como replicadores das medidas de cuidado em suas moradias.


A estratégia foi retomar o trabalho lúdico e interativo da equipe de saúde da ESF Noêmia, que desenvolve durante o ano vários temas relacionados à saúde pública através do Programa Saúde na Escola (PSE).


A partir das atividades em salas de aula, a proposta da SMS é alertar e capacitar os estudantes para formas de prevenir a formação dos criadouros do mosquito e o consequente contágio pelo vírus, assim como esclarecer a população acerca dos sintomas da doença e de como proceder aos primeiros indícios. “As crianças são importantes canais multiplicadores das informações de prevenção dentro de suas famílias”, ressalta o servidor público Flávio Rodrigues, que junto aos colegas de unidade, trabalhou na produção artesanal de máscaras, escudos, fantasias e demais materiais didáticos com o tema do mosquito para garantir a adesão dos alunos ao evento.


PRIMEIRA AÇÃO DO ANO NO NOÊMIA

As intervenções do projeto nas escolas incluem detalhes como o ciclo de vida do Aedes aegypti, as demais doenças transmitidas pelo mosquito (chikungunya e zika) e ações práticas para eliminar focos dos vetores nos domicílios. A abertura do cronograma 2025 alusivo à prevenção das arboviroses ocorreu nesta segunda-feira (17/03), na Escola Municipal de Educação Infantil Sonho Meu, situada no Bairro Noêmia, e as ações seguem pelo menos até o próximo 10 de abril em diferentes escolas da zona urbana e interior do município.


“A ferramenta mais efetiva de combate ao Aedes aegypti ainda é a prevenção, ou seja, a população precisa adotar os cuidados recomendados a fim de evitar pontos de água parada e incorporar hábitos regulares de limpeza e organização em seus imóveis”, ressalta a secretária da saúde, Camila Nunes Barreto. Atua no projeto junto à rede escolar a equipe de servidores da SMS integrada pelos agentes comunitários de saúde Flávio Rodrigues e Alex Dias da Silveira e pela higienizadora Dilma Schumacher. Instituições interessadas na atividade temática podem contatá-los pelo telefone (51) 9 9472-1088.


AGENDA DE COMBATE À DENGUE NAS ESCOLAS

Dia 18/03

EMEF Dinah Neri Pereira, Bairro Noêmia

Sessões às 8h30min e às 14h


Dia 19/03

EMEF Jenny Figueiredo Vieira da Cunha, às 8h30min, Localidade Forqueta

EMEF Dinah Neri Pereira, às 14h, Bairro Noêmia


Dias 20, 21 e 24/03

EMEF Dinah Neri Pereira, às 14h, Bairro Noêmia


Dia 24/03

EMEF Taufik Germano, às 8h30min, localidade Passo do Moura


Dia 25/03

EMEI Sítio Encantado, às 8h30min, na localidade de Três Vendas


Dia 26/03

Colégio Ulbra São Pedro, às 14h, Bairro Santo Antônio


Dia 27/03

Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, Bairro Centro

Sessões às 8h30min e às 14h


Dia 28/03

EMEF Ataliba Brum, às 14h, localidade de Capão do Valo


Dia 31/03

EMEF Sagrado Coração de Jesus, às 14h, localidade do Piquiri/Posto Shell


Dia 01/04

EMEI Sagrado Coração de Jesus, Bairro Promorar

Sessões às 8h30min e às 14h


Dia 02/04

EEEF Candida Fortes Brandão, Bairro Centro

Sessões às 8h30min e às 14h


Dia 03/04

EMEF Honorato De Souza Santos, Passo D'Areia

Sessões às 8h30min e às 14h


Dia 07/04

EMEI Recanto dos Baixinhos, Bairro Universitário

Sessões às 8h30min e às 14h


Dia 08/04

EMEI Favo de Mel, Bairro Ponche Verde

Sessões às 8h30min e às 14h


Dia 09/04

EMEI Irmão Pedro, Bairro Marina

Sessões às 8h30min e às 14h


Dia 10/04

EEEF Professora Marieta Ribeiro de Almeida, Bairro Marques RibeiroSessões às 8h30min e às 14h



댓글


bottom of page