Em resposta à catástrofe climática que assola o Rio Grande do Sul, o Ministério da Previdência Social e o INSS anunciam a antecipação dos pagamentos de benefícios previdenciários e de prestação continuada para o mês de maio. A medida visa auxiliar os moradores dos municípios atingidos pelas chuvas neste momento de dificuldade.
A antecipação dos benefícios, que normalmente ocorreriam em junho, visa garantir suporte imediato às famílias afetadas pela situação de calamidade pública. O valor de uma renda mensal será adiantado aos beneficiários que residem nas áreas atingidas, desde que solicitem o adiantamento no banco onde recebem o benefício, mediante assinatura de termo de opção.
A medida abrange segurados que recebem benefícios de prestação continuada previdenciários ou assistenciais, como aposentadoria por invalidez, auxílio-doença acidentário e pensão por morte. Já os segurados que recebem benefícios temporários, como auxílio-doença comum, salário-maternidade e auxílio-reclusão, não terão direito ao adiantamento.
Commenti