Produtores cachoeirenses e da região protestam pela securitização no Capão do Valo
- Lenon Quoos

- 29 de mai.
- 1 min de leitura
Atualizado: 30 de mai.

Durante todo o dia desta quinta-feira, 29 de maio, um grupo de produtores e agricultores de Cachoeira do Sul, Rio Pardo e Candelária estiveram reunidos para uma mobilização no Capão do Valo, no entrocamento da ERS 403 com a ERS 410. Somente de Cachoeira, mais de 30 agricultores estão presentes até a noite.
Segundo o organizador da manifestação, Andre Goularte, o grupo se reunirá novamente nesta sexta-feira para seguir reivindicando a aprovação do projeto de lei 329/25, que visa minimizar as perdas de produtores afetados pelas tragédias climáticas. A classe protesta pela aprovação da securitização de dívidas, que permite que dívidas rurais sejam convertidas em títulos lastreados pelo Tesouro Nacional com condições especiais de pagamento.
A securitização das dívidas é vista como uma forma de garantir fôlego financeiro aos agricultores, que enfrentam dificuldades como instabilidade climática, custos de produção elevados e altas dívidas.
A mobilização ganha força depois que em outras regiões os produtores também se reuniram, inclusive, com a realização de tratoraço.


Imagens: Divulgação.


















Comentários