top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Produtor perde quase 8 mil litros de leite por falta de acesso no Bosque


Após ficar 10 dias sem realizar a coleta de leite no início de maio, o produtor Marcio da Costa Cruz perdeu toda a sua produção, que é de 600 litros/dia, totalizando 6 mil litros perdidos, em sua propriedade, localizada na região do Bosque/Rincão dos Leiteiros, interior de Cachoeira do Sul.


O problema ocorreu pois o caminhão da indústria de alimentos Latvida, responsável pela busca do leite, não conseguia acessar o município de Cachoeira do Sul em razão da enchente que assolou o Estado, impossibilitando o tráfego.


Até então, o produtor afirma que entende porque tudo o que aconteceu foi por uma força maior, de caráter catastrófico. "Foi por falta de acesso, então esse transtorno ficou esclarecido e entendido", disse.

"Um bueiro que fica no acesso à minha propriedade se abriu no dia 1º de maio. Pedi para a Prefeitura enviar material, mas informaram que não dispunham. Então, providenciei uma lona para tampar e dessa forma não piorar a situação, evitando que ficássemos ilhados eu e meus vizinhos. Esse bueiro está corroído pela metade, mas ainda possibilita passagem. O problema maior é que após ele, tem uma subida de uns 500 metros em que se criaram crateras em razão da chuva e ficou totalmente intransitável. Além disso, tem uma parte tomada pela lama ao chegar na minha propriedade, onde os veículos que passam ficam atolados", informa.


Marcio conta que após o dia 10 de maio e com a liberação das pontes, os caminhões seguiam buscando leite a cada três dias. "Todos os dias para que o caminhão chegasse até a minha propriedade eu tinha que arrastá-lo com o trator nessa subida e no acesso de casa. Só que no sábado, 1º de junho, último dia em que o caminhão veio, a situação piorou tanto na estrada que acabou causando danos no veículo, atingindo inclusive o chassi. Detonou o caminhão. Então a empresa me passou que não teria condições de retornar enquanto não arrumassem a estrada, com a colocação de pedras. Então venho mandando fotos para a Prefeitura desde então, tento intermediar com vereadores, mas a Secretaria de Obras informa que possui outras prioridades", reforça.


Essa quarta-feira era o dia da empresa realizar mais uma busca. "Eles me ligaram questionando se haviam arrumado e eu disse que infelizmente ainda não. Então não teve como coletar. Então hoje eu estava com armazenamento de três dias, ou seja, 1,8 mil litros no resfriador e eu tive que jogar tudo fora, um pouco foi para os porcos e o restante está em uma caixa d'água, para que eu possa ordenhar as vacas pela manhã e garantir leite para mais três dias. Então preciso para ontem uma solução", finalizou.

VEJA OS VÍDEOS:







Imagens: Divulgação.

Comments


bottom of page