top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Professor da UFSM Cachoeira, Lucas Cardoso, vai palestrar em evento de Física na França


Natural de Capão da Canoa e residindo em Cachoeira do Sul desde 2016, o professor universitário Lucas Tavares Cardoso, de 37 anos, vai palestrar em um dos maiores eventos de Física, no Instituto Henri Poincaré, que acontecerá entre os dias 18 de março a 26 de abril de 2024, em Paris, capital da França. Os melhores físicos teóricos e físicos matemáticos estarão palestrando neste evento.


Com Phd em Física-matemática, Lucas é o único brasileiro convidado para palestrar. Em Cachoeira, é professor adjunto de matemática no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). "Essa é a primeira vez palestrando num evento internacional desta magnitude", destaca.


O objetivo do evento é reunir diversos físicos renomados e outros com grande potencial para discutirem e colaborarem no intuito de resolver ou ao menos dar passos significativos na direção de tirar a física teórica atual do ponto de estagnação, mais especificamente a relação entre o microcosmo e o macrocosmo.

O professor conta que foi convidado pelo comitê organizador, devido ao seu trabalho em Física, que surgiu de sua pesquisa iniciada no doutorado, orientada pelo professor alemão Jens Mund. "Tenho certeza que este evento será fundamental para minha carreira, principalmente por conta de poder fazer conexões e possíveis colaborações com os melhores pesquisadores do mundo em minha área. Creio ter muito a acrescentar ao evento, mas certamente meu ganho será enorme. Além disso, a UFSM, Cachoeira do Sul e o Brasil estarão em destaque neste evento, que contará com a presença das melhores instituições do mundo através de seus representantes", enfatiza.


Para ajudar a cobrir os custos com as despesas de locomoção e hospedagem, Lucas resolveu criar uma vaquinha online. Ele diz que não conseguiu recursos na instituição e nem em órgãos de apoio a pesquisa. Quem puder ajudar, basta acessar CLICANDO AQUI


Lucas possui graduação em Física (bacharelado) na UFSM Santa Maria, mestrado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) no Rio de Janeiro e doutorado em Física-matemática UFJF em Minas Gerais.

Comments


bottom of page