Projeto da UFSM apresenta protótipos de souvenirs inspirados no patrimônio cultural de Cachoeira do Sul
- Lenon Quoos

- 9 de out.
- 1 min de leitura
O projeto de extensão “Cachoeira do Sul: Para conhecer – Para valorizar”, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizou no dia 1º de outubro de 2025 a apresentação dos protótipos criados a partir dos estudos realizados pela equipe. O encontro ocorreu na sede central da Sicredi Gerações – Cachoeira do Sul, parceira da iniciativa desde o início do ano.
O evento contou com a presença de empresários locais, entre eles representantes da Chonoko, Café da Praça e Hotel Jacuí, e marcou uma etapa importante do projeto, que busca valorizar o patrimônio cultural cachoeirense por meio da criação de souvenirs acompanhados de informativos culturais.
Além de promover o turismo e incentivar novas alternativas de produção e desenvolvimento local, a proposta também reforça o vínculo da comunidade com seu patrimônio, estimulando o interesse pela preservação e reconhecimento dos bens culturais da cidade.
Contemplado pelos editais COREDE e FIEX 2025, o projeto visa gerar impactos sociais significativos, fortalecendo o sentimento de pertencimento da população e fomentando a participação comunitária.
Os protótipos apresentados foram desenvolvidos com o apoio de empresas e profissionais parceiros: AMD Personalizados (ecobag), RV_Personaliza (canecas cerâmicas sublimadas), D’Lara Facas e Acessórios (cuia personalizada), Estúdio Bem na Foto (chaveiro em couro e caneta em bambu), Gráfica Jacuí (agenda, postais e marca-páginas), Uma Cerâmica (caneca artesanal) e Decorados da Fê – por Fernanda Agne (biscoitos patrimoniais).
Interessados em conhecer ou comercializar os produtos podem entrar em contato pelo e-mail conhecercachoeira@ufsm.br ou pelo Instagram @conhecercachoeira.



















Comentários