top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Provas do Enem 2023 ocorrem nos dois próximos domingos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou nota na tarde desta segunda-feira (30/10) sobre os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, divulgados no último dia 23. As provas serão aplicadas nos próximos dois domingos, dias 5 e 12 de novembro.


Segundo o Instituto, os inscritos para o exame não serão prejudicados pela designação de locais de prova distantes de sua residência.



Veja, abaixo, a íntegra do comunicado do Inep:

1. Os inscritos para o Enem 2023 não serão prejudicados pela designação de locais de prova distantes de sua residência. As normas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantem alocação num raio máximo de 30 (trinta) quilômetros do domicílio informado na inscrição e o Cebraspe, instituição vencedora da licitação para a aplicação do Enem em 2023, já foi acionado para que sejam rigorosamente cumpridos todos os requisitos acordados.

2. Os inscritos que eventualmente tenham sido alocados em locais com distância superior aos 30 (trinta) quilômetros estipulados contratualmente e que não puderem comparecer ao local designado no dia do exame terão a oportunidade de fazer a prova em outra data: 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente. A metodologia do Enem permite a comparabilidade das notas e a igualdade de condições entre os participantes.

3. O Inep disponibilizará, na Página do Participante, uma aba específica para que inscritos interessados na nova aplicação submetam seus pedidos para análise. O sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro.

4. O Inep identificou, em sua base de dados, que os casos são restritos a um universo aproximado de 1% dos inscritos – em torno de 50 mil – e estão concentrados, majoritariamente, em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

5. Não há casos de inscritos alocados em município distinto daquele indicado pelo próprio participante no ato da inscrição para o Enem 2023. Nesse contexto, a cidade escolhida para fazer a prova não poderá ser alterada.

Por: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)


Comments


bottom of page