top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Pré-triagem com auxílio de mais uma tenda agiliza direcionamento de pacientes na UPA

A segunda tenda para as demandas da Covid-19 que a Secretaria Municipal da Saúde instalou junto a Unidade de Pronto Atendimento iniciou atividades na manhã desta sexta-feira, 5 de março. A proposta da Secretária Interina, Denise Caspani, foi oferecer suporte ao Centro de Triagem da UPA e desafogar aquela estrutura para as consultas de real urgência pelo contágio do coronavírus.


Diante do avanço do volume de casos e das internações pela doença, foi necessário montar um espaço extra para receber os pacientes com sintomas mais leves da doença, os positivados pela rede privada de saúde que procuram orientações, bem como um local para selecionar as demandas identificadas e encaminhá-las, devidamente, à rede de atenção básica, através dos postos de saúde. A palavra de ordem da gestora é o acolhimento dos usuários, independente da classificação de risco de suas queixas ou diagnósticos. “Por isso optamos por instalar essa unidade de apoio junto da UPA e absorvermos aquela demanda que eles não têm condições de abraçar neste momento de crise”, ponderou Denise Caspani.


Por volta das 15h desta sexta, a procura por atendimentos era baixa no Centro de Triagem, que, além da equipe médica da UPA, passou a contar com um mutirão de colaboradores direcionado pela rede pública (SUS), Exército Brasileiro, Defesa Civil e voluntários. A tenda de apoio funcionará diariamente, das 10h às 22h, período mais crítico no volume de acionamentos da unidade pela população.

Foto: Secretaria da Saúde

bottom of page