PSDB dá primeiro passo para fusão com o Podemos em convenção nacional
- Da Redação
- 6 de jun.
- 1 min de leitura

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) aprovou, durante sua 17ª convenção nacional, realizada nesta semana, a continuidade dos trâmites para a incorporação do Podemos. A proposta obteve aprovação maciça de 98% dos delegados partidários de todas as regiões do país, que participaram da votação.
A decisão marca o início de um processo que pode culminar na criação de uma nova legenda voltada à consolidação de um centro democrático fortalecido no cenário político nacional. A homologação definitiva da fusão ainda dependerá da análise e aprovação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em um procedimento que deve se estender por mais alguns meses.
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, foi o responsável por anunciar o resultado da votação, destacando o posicionamento que o novo partido deverá adotar. Em seu discurso, afirmou que a sigla vai "radicalizar no que importa", referindo-se ao enfrentamento à desigualdade social, à inflação, à insegurança pública e à ausência de planejamento do governo federal.
“O PSDB vai radicalizar contra a falta de responsabilidade social, contra a insegurança, contra a ausência de metas e políticas que levem o Brasil a crescer, gerar empregos e competitividade”, declarou Perillo.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou da convenção de forma remota, devido a compromissos com outros governadores. Em sua manifestação, reforçou o apoio à incorporação e destacou a importância do momento para o futuro do partido.
A possível fusão entre PSDB e Podemos é vista como uma estratégia para fortalecer a presença do centro político moderado no Congresso e nas eleições municipais de 2024 e presidenciais de 2026.
Comments