top of page

Receita Federal conclui antecipadamente restituições do IR 2025 em Cachoeira do Sul

16 de set. de 2025
2 min de leitura

Conforme já havia sido anunciado no início de setembro, a Receita Federal concluiu, de forma antecipada, o pagamento de todas as restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) relativas ao exercício de 2025, referentes a declarações entregues dentro do prazo e sem inconsistências.


Em Cachoeira do Sul, foram pagos R$ 10.523.126,00 a 7.990 contribuintes, o que representa 92,6% do total de declarações que tinham valores a restituir.

Os contribuintes que ainda não tiveram sua restituição liberada devem consultar a situação da declaração no portal da Receita Federal, por meio do e-CAC. Na aba “Meu Imposto de Renda”, é possível acessar o Extrato do Processamento, onde constam as pendências que podem ter levado a retenções.


Entre os principais motivos, estão três tipos de malha:

  • Malha Débito – indica que o contribuinte tem valores a restituir, mas possui dívidas em aberto. Neste caso, a restituição pode ser utilizada para abater débitos tributários. A compensação pode ser feita automaticamente ou pelo próprio contribuinte via e-CAC. Caso haja discordância, a restituição só será liberada após a regularização das pendências.

  • Malha Preenchimento – ocorre quando há erros de informação na declaração, como no caso em que um dependente é informado por mais de uma pessoa. Para corrigir, é necessário entregar uma declaração retificadora.

  • Malha Fiscal – conhecida como “malha fina”, acontece quando a Receita identifica divergências entre os dados informados pelo contribuinte e as informações enviadas por terceiros (empresas, bancos, planos de saúde, entre outros). Nesse caso, o contribuinte poderá receber uma intimação solicitando documentos comprobatórios, geralmente no ano seguinte à entrega da declaração. A análise só é concluída após a apresentação das informações.


Mais detalhes sobre restituições e procedimentos em caso de malha podem ser acessados no site da Receita Federal.


 
 
 

Comentários


bottom of page