A última aferição da medição no Rio Jacuí, realizada pela Jacuhy Consultoria Ambiental, às 17h30min desta segunda-feira, 27 de maio, consta que o nível do rio subiu para 23,75 metros. Na medição das 8h de hoje, o rio estava com 23,65 metros. Ou seja, subiu apenas 10 centímetros durante todo o dia, o que indica que o volume das águas deve começar a recuar em Cachoeira do Sul.
Algumas áreas que antes haviam sido inundadas voltaram a ser atingidas, como o Balneário São Lourenço a bairro Aldeia. No entanto, a boa notícia é que a previsão não indica mais chuva para esse semana. O que pode ocorrer é apenas alguma garoa nesta terça-feira, 28. O frio segue intenso. Entre essa quarta e sexta-feira não existe previsão de chuva, o que deixa os gaúchos mais aliviados para enfrentar os danos causados.
Ciclone extratropical se afasta do RS, mas vento pode chegar a 90km/h nesta terça-feira
O ciclone extratropical se afasta para alto-mar, porém, a condição ainda é de chuva fraca a moderada no Litoral, principalmente durante a manhã. Na Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, o dia pode começar com chuva fraca e, à tarde, há possibilidade de garoa. Na Serra, no Norte e no Sudoeste, o tempo segue nublado e com períodos de garoa. Na Fronteira Oeste e no Noroeste, o dia será de sol entre nuvens e tempo firme, com períodos de nebulosidade.
Devido ao afastamento do ciclone para alto-mar, haverá intensificação das rajadas de vento no extremo sul do Estado, que podem chegar a 90 km/h em Pelotas e Rio Grande, por exemplo. O risco é de vento persistente, independente da chuva.
Comments