top of page
  • Lenon Quoos

Rio Jacuí sobe 2,30 metros e Defesa Civil de Cachoeira se mantém em observação


Com as chuvas intensas ocorridas neste domingo e segunda-feira, o nível do Rio Jacuí segue subindo muito rápido em Cachoeira do Sul. Até o início da tarde desta terça-feira, o nível já havia subido 2,30 metros, chegando ao montante de 18,75 metros, sendo que o nível normal é de 18 metros. A tendência é que o rio siga subindo por estar descendo água de seus afluentes.


ALERTA PARA RIBEIRINHOS

A Defesa Civil alerta para que os ribeirinhos fiquem atentos com o avanço da cheia, pois a previsão marca mais chuva para os próximos dias na cidade e na região. Conforme o superintendente, Edson das Neves Júnior, para ocorrer a retirada de famílias, o nível precisa chegar a 21,50 metros. "Por enquanto ainda não serão necessários atendimentos, mas estamos em estado de observação que é quando o nível está entre 18 e 20 metros. Vamos aguardar as próximas análises e continuar monitorando", destacou.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pede para que entre em contato através do WhatsApp (51) 995-358-310, passando nome, endereço, ocorrência e se possível, foto para o telefone. Também pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, através do 193.


A Defesa Civil pede cuidado redobrado com as pontes do interior, ocorrência de vias alagadas. A próxima medição ocorrerá às 17h30min. "Provavelmente o nível deve chegar aos 19 metros com a chuva que tivemos. No entanto, poderá passar em razão da previsão de mais chuva", ressalta Júnior.


ANÁLISE PARA TRAVESSIAS

A Balsa Deusa do Jacuí, responsável pela travessia de caminhões e carretas entre a Rua Moron e a Praia Nova, trabalhará normalmente até às 20h desta terça-feira. O proprietário, Adroaldo Couto, afirma que após vai analisar se o rio continuará subindo, já que a partir dos 19 metros, um acima do nível, a balsa já suspende as travessias.

Imagens: Fatos 24h.

Comments


bottom of page