Robert Prevost, cardeal dos EUA, é eleito o novo Papa e vai se chamar Leão XIV
- Lenon Quoos
- 8 de mai.
- 2 min de leitura

A Igreja Católica já tem um novo papa. Passados 17 dias da morte de Francisco, a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina às 13h08 (18h08 em Roma) desta quinta-feira, 8 de maio. O norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o novo líder da Igreja Católica. Adotou o nome de papa Leão 14. O cardeal foi eleito no 2º dia do conclave, depois de 4 votações.
A fumaça branca surgiu na Praça de São Pedro pela chaminé no telhado da Capela Sistina, às 18h08min locais (13h08min no horário de Brasília). Prevost, o Leão XIV, foi escolhido pelos 133 cardeais, após votações secretas iniciadas na quarta-feira, 7, que chegaram a um consenso mínimo de dois terços dos votos, e o escolhido aceitou ser o pontífice. Ele será o 267º sumo pontífice da Igreja Católica.

Como foi a escolha do papa?
Os 133 cardeais, conhecidos como "príncipes da Igreja", precisaram de dois dias para escolher um sucessor de Francisco, que liderou a Igreja por 12 anos com um pontificado reformista focado nos pobres e migrantes.
O jesuíta argentino, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos, foi alvo de críticas dos setores mais conservadores, que agora pressionam por uma mudança mais focada na doutrina.
O novo papa enfrentará inúmeros desafios internos, como a pedofilia na Igreja, a crise das vocações e o papel das mulheres, e externos, como conflitos, a ascensão de governos populistas e a crise climática. Seu nome surge do maior e mais internacional conclave da história da Igreja, que reuniu 133 cardeais eleitores de cinco continentes e cerca de 70 países na Capela Sistina.
Embora os detalhes da eleição permaneçam em segredo, a menos que o novo papa decida pelo contrário, a única certeza é que ele obteve pelo menos dois terços dos votos para ser eleito.


コメント