• Da Redação

RS receberá do Ministério da Saúde mais 146,2 mil vacinas da Pfizer nesta terça-feira

O Rio Grande do Sul receberá na tarde desta terça-feira, 8 de junho, por volta das 15h no voo AD 4497, um novo carregamento de vacinas da Pfizer que será usado para o seguimento da campanha de imunização contra a covid-19. O Ministério da Saúde confirmou à Secretaria Estadual da Saúde (SES) que enviará mais 146.250 doses aos municípios gaúchos. O titular da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde de Cachoeira do Sul, Júlio Lopes, informou que ainda não está definido o quantitativo que Cachoeira irá receber.


Na última quinta-feira, 3, o Rio Grande do Sul recebeu 38.610 doses da Pfizer, além de 356.500 de Oxford/AstraZeneca no dia anterior. Com a distribuição a partir de sexta-feira, 4, as cidades gaúchas puderam avançar na imunização dos grupos prioritários e das pessoas fora deles, por faixa etária.


O governador Eduardo Leite anunciou na última semana a previsão de que todos os gaúchos acima de 18 anos estejam vacinados com pelo menos uma dose contra a covid-19 até o dia 30 de setembro. A estimativa é de que a imunização completa de toda a população ocorra até dezembro, já que há prazos diferentes de intervalo para cada tipo de vacina, de acordo com o fabricante.


Essa meta significa o atendimento de cerca de 8,9 milhões de pessoas, o que representa 78,9% dos 11,3 milhões de habitantes do Estado — marca superior aos 70% que costumam ser apontados como limite aproximado para se atingir a chamada imunidade coletiva, ou seja, quando o vírus é freado pela dificuldade de encontrar pessoas suscetíveis. Esse patamar variar conforme fatores como a eficácia da vacina e medidas de prevenção como uso de máscara e distanciamento. Eficácia reduzida e desrespeito a medidas sanitárias podem exigir índices de cobertura vacinal mais elevados.


Calendário de vacinação

  • Junho: 100% do grupo mais vulnerável, 100% dos trabalhadores em educação, primeira dose para adultos entre 50 e 59 anos

  • Julho: primeira dose para adultos entre 40 e 49 anos

  • Agosto: primeira dose para pessoas entre 30 e 39 anos

  • Setembro: primeira dose para adultos entre 18 e 29 anos

  • Outubro, novembro e dezembro: concluir a vacinação, com segunda dose, àqueles imunizados com a primeira nos meses de julho, agosto e setembro.


Banner para site-1.png