top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Saúde retoma vacinação da Covid-19 na terça com doses atualizadas em Cachoeira

A Secretaria Municipal da Saúde retoma na próxima terça-feira, 4 de junho, a vacinação contra a Covid-19 nas salas de vacinas da rede básica. Depois de ter sido pausada por falta de estoque, a imunização recomeçará com doses da vacina monovalente XBB da fabricante Moderna, a versão mais atualizada contra a cepa atual, a subvariante ômicron XBB 1.5.


Segundo o Ministério da Saúde, a nova vacina abrange um espectro maior de cepas em comparação com os imunizantes anteriores, ampliando a proteção dos usuários. E é neste aspecto que reside a relevância de se reforçar a imunização, conforme preconiza o calendário do Governo Federal, com vistas a amenizar as formas mais graves da doença, que em Cachoeira do Sul já vitimou quatro pessoas em 2024.



Para receber a XBB, é preciso ter o intervalo mínimo recomendado de três meses desde a aplicação de doses anteriores. Os usuários do SUS a partir dos seis meses de idade estão aptos a procurar o serviço de saúde munidos de documento de identidade com CPF e caderneta de vacinação para que as equipes analisem a situação vacinal conforme regularidade das doses anteriores e faixa etária (listagem abaixo). A nova vacina também pode ser recebida por pessoas que nunca tenham recebido qualquer dose contra o coronavírus. Após decretado o fim da pandemia por Covid-19, foi encerrado o protocolo de testagem em massa para a doença e deflagrada a mobilização pela vacina.


SEGUNDA DE TREINAMENTO DE EQUIPES

Manter a cobertura vacinal em dia é a forma mais eficiente de evitar formas graves de infecções respiratórias pelo coronavírus, sobretudo aos grupos considerados mais suscetíveis a estes quadros como pessoas acima de 60 anos, pessoas com comorbidades ou portadores de deficiências permanentes, crianças, gestantes e puérperas. A fim de atualizar protocolos técnicos de atendimento ao público, tendo em vista a nova versão da vacina monovalente, a Secretaria Municipal da Saúde fechará todas as salas de vacinas na tarde da próxima segunda-feira (03/06) para reunir vacinadores e enfermeiros responsáveis pelas unidades da rede e repassar as instruções. O treinamento acontecerá a partir das 13h30min no auditório da SMS, junto ao antigo Hospital da Liga.


PÚBLICOS E PERIODICIDADE DA IMUNIZAÇÃO

* Crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias - vacinação de rotina, conforme as doses anteriores

* Grupos Prioritários: a partir de 5 anos de idade

* Idosos 60+: duas doses com intervalo de 6 meses entre as doses

Gestantes: duas doses com intervalo de 6 meses entre as doses Indígenas: uma dose anual* Povos Ribeirinhos e Quilombolas: 1 dose anual* Trabalhadores da Saúde: 1 dose anual* Pessoas Imunocomprometidas: duas doses com intervalo de 6 meses entre as doses* Pessoas com comorbidades: 1 dose anual

Pessoas em situação de rua: 1 dose anual Pessoas vivendo em instituições de longa permanência: duas doses com intervalo de 6 meses entre as doses* Pessoas vivendo em Residenciais Inclusivos (RI): 1 dose anual, assim como os trabalhadores dessas instituições também

* Pessoas privadas de liberdade (1 dose anual)

* Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas: 1 dose anual 


Texto: Viviane Souza - Ascom SMS

Comentarios


bottom of page