top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Saúde vacinou contra Influenza apenas 46,54% dos grupos de risco em Cachoeira

Somente 46,54% do público total estimado foi atingido pela campanha de vacinação contra a influenza este ano em Cachoeira do Sul. O desempenho, considerado aquém do desejado pelos órgãos de saúde, manteve a média do resultado obtido pela campanha em todo o Estado, calculado em 43,54%. Das 20.847 doses distribuídas até a última quinta-feira (13/06) pelos postos de saúde da cidade, a maior procura se deu pelo grupo dos idosos, responsável por 9.127 destas doses, ou seja, 48,39% do previsto para o segmento, que representa, junto às crianças e gestantes, os públicos mais vulneráveis às complicações em quadros de infecções respiratórias e possíveis internações hospitalares.



O levantamento foi divulgado pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, que emitirá na sequência um alerta à população quanto aos riscos iminentes que envolvem a baixa cobertura vacinal em um contexto coletivo. “O vírus sofre mutação e, por isso, continua a desenvolver formas graves da doença para quem não busca a dose anual que é atualizada para novas variações. Atualmente, temos pacientes graves e internados no Hospital de Caridade e Beneficência por complicações da influenza”, adverte a responsável pela área de imunização da SMS, enfermeira Mariana Bortolazzo.


A Campanha Nacional contra a Influenza encerrou oficialmente em 31 de maio, mas a orientação do Ministério da Saúde é de que as unidades permaneçam com os estoques enviados e estimulando a procura pelos usuários do SUS, uma vez que as doses contra a gripe estão agora disponíveis para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. No município, esta imunização e as demais doses de rotina (incluindo a Covid-19) estão disponíveis de segundas às sextas-feiras, das 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min, na EAP Central, EAP Centro Social Urbano, EAP Marina, ESF Quinta da Boa Vista, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos, ESF Tupinambá e ESF Ponche Verde.


CONTAMINAÇÃO

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. A propagação acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

 

NÚMEROS DA VACINA

Total de doses contra a influenza aplicadas em Cachoeira do Sul até 13/06:

20.847 – 46,54% do público estimado entre os grupos de risco


Idosos: 9.127 doses (48,39%)

Crianças: 1.996 doses (44,41%)

Trabalhadores da Saúde: 920 doses (23,27%)

Professores e funcionários de escolas: 401 doses (35,24%)

Gestantes: 122 doses (18,78% do estimado para o grupo)


* A vacinação contra a gripe iniciou focando nos grupos prioritários, mas a partir de maio as doses foram liberadas para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade.


Texto: Viviane Souza - Ascom SMS

Comments


bottom of page