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Saúde registra apenas 135 atendimentos no horário estendido em 7 dias

Após uma semana de operações, ainda é baixa a procura pela população ao terceiro turno lançado pela Secretaria Municipal da Saúde para atender a demanda extra de doenças respiratórias verificada nos meses de inverno. Em sete dias úteis de funcionamento, o turno adicional registrou até o momento um total de 135 atendimentos, sendo 88 consultas médicas prestadas e 47 vacinas aplicadas no período (06 a 13/08) nas três unidades disponibilizadas durante o turno das 17h às 21h30min.


As EAP Central, EAP Marina e EAP Centro Social Urbano têm foco no enfrentamento às doenças respiratórias e sintomas gripais, dada a maior incidência dos casos de gripe e covid-19 e o percentual de internações hospitalares que estas doenças têm provocado.


Considerando o pós-enchente que acometeu a região, o horário extra concentra também o atendimento de doenças causadas pelo contato com água contaminada, como a leptospirose, e no combate à coqueluche e à dengue, cuja contaminação evoluiu após as inundações. A ampliação dos serviços de saúde está sendo viabilizada pela Administração Municipal a partir dos recursos repassados pelos governos estadual e federal para ações de enfrentamento dos eventos climáticos.


ESTRATÉGIAS

Constatada a adesão aquém do esperado, a gestão municipal da saúde vai convocar as equipes de toda a rede de atenção básica para reunião on-line visando a definição conjunta de estratégias que mobilizem os usuários do SUS até o serviço disponibilizado e, ao mesmo tempo, contribuam com a meta dos gestores de desafogar a carga de trabalho que acaba sendo concentrada nos serviços de urgência, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Emergência do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB).


A pesquisa divulgada pela SMS demonstra que, no mesmo período averiguado (mesmos dias e turno do levantamento), o volume de atendimentos feitos pela UPA ainda somou 142 consultas nos níveis azul e verde da classificação de risco adotada pela unidade, que englobam os casos de menor gravidade no protocolo que norteia a triagem de pacientes feita no acesso à UPA. Com uma maior concentração da demanda sazonal pela rede básica, a tendência é de que os serviços emergenciais possam priorizar e otimizar o tempo de atendimento aos casos de maior risco.


ATENDIMENTOS TURNO ESTENDIDO

(06/08 até 13/08*)

EAP Marina

• Consultas médicas – 30

• Vacinas aplicadas – 14


EAP Centro Social Urbano

• Consultas médicas - 28

• Vacinas aplicadas – 15


EAP Central

• Consultas médicas – 30

• Vacinas aplicadas - 18


TOTAL – 135 atendimentos, sendo 88 consultas médicas prestadas e 47 vacinas aplicadas no período (06 a 13/08) nas três unidades, no turno das 17h às 21h30min, de segundas às sextas-feiras.


SERVIÇO

Terceiro turno para atendimento de síndromes respiratórias (H1N1, covid-19), dengue, leptospirose, coqueluche e serviço de vacinação de rotina


Público: pacientes de qualquer bairro podem ser atendidos por qualquer uma das três unidades no período indicado, no formato livre demanda, desde que envolvendo as enfermidades relacionadas pelo serviço extra.

Horário: 17h às 21h30min de segundas às sextas-feiras

Locais: EAP Central (Rua Conde de Porto Alegre, 1271), EAP Marina (Rua Manoel Pinto da Mota, 1681) e EAP Centro Social Urbano (Rua Leopoldo Souza, 1448).


Atenção: Rotinas da atenção básica (como acompanhamento pré-natal e curativos, por exemplo) serão transferidas para o horário habitual de funcionamento dos postos de saúde, das 7h às 12h e das 13h às 16h.

Imagem: Divulgação.

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