top of page

Saiba o que os candidatos a prefeito propõem sobre emprego e renda para Cachoeira

  • Foto do escritor: Da Redação
    Da Redação
  • 30 de set. de 2024
  • 4 min de leitura

Faltam apenas 7 dias para as eleições municipais e o Fatos 24h divulga nesta segunda-feira, 30 de setembro, a quinta reportagem de uma série especial que reúnem as propostas de cada um dos seis candidatos a prefeito de Cachoeira do Sul sobre determinados temas que são de extrema relevância para o Município.


Nesta reportagem o assunto é sobre Emprego e Renda, tema tão importante e que merece mais atenção nesta cidade.


Na primeira matéria divulgada no dia 18 de setembro, os candidatos realizaram uma breve apresentação pessoal. Já na segunda reportagem veiculada no dia 21 de setembro, o assunto abordado foi sobre o transporte coletivo urbano. Na terceira matéria veiculada no dia 25 de setembro o tema foi o FAPS. Neste sábado, 28 de setembro, o assunto abordado foi sobre a Causa Animal.


Confira a resposta de cada candidato à pergunta:"No que se refere a Emprego e Renda, Cachoeira tem mostrado em diversos meses saldo negativo na geração de emprego, evidenciando um maior número de desempregados no Município? O que pretende fazer para evitar o aumento de desligamentos e ofertar vagas, inclusive que não exijam necessariamente de experiência, fator que é grande reclamação de quem procura uma oportunidade, requisito que limita a inserção no mercado de trabalho de quem realmente precisa trabalhar?"


Hilton de Franceschi (Republicanos)

"Nós temos claramente um projeto de desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda. Temos dois eixos claros. Plataforma logística que diz respeito a melhoria da nossa infraestrutura de aeroporto, vias de acesso, energia elétrica e incentivos, como forma de atrair grandes investimentos. No segundo eixo, estimular as pequenas e médias empresas locais, para seu crescimento através da participação em cursos, palestras e feiras dos seus respectivos segmentos. Ampliação do PRODIC para que sejam contemplados outros segmentos geradores de emprego e renda. A criação de uma incubadora para desenvolver novos negócios. Uma importante atitude como prefeito, é fazer uma avaliação do quadro do funcionalismo, com um firme propósito de valorizar e reconhecer o papel dos funcionários públicos para uma gestão eficiente".


Paulo Schwab (PRD)

"Nossa gestão pretende industrializar o município, pois como e de trivial sabença possuímos empregos sazonais que crescem na época do plantio e da colheita e praticamente desaparecem na entre safra. Desenvolver o Turismo criando convênios com órgãos afins para divulgação de nossa culinária e cultura. Criar infraestrutura hoteleira para bem receber o turista. Criar polo esportivo aquático desenvolvendo o potencial do rio Jacuí. Criar cursos profissionalizantes no curso fundamental para melhor qualificar nossa mão de obra. Buscar parcerias para criar a infraestrutura necessária para tornar nossa cidade um polo industrial, comercial e de turismo".


Leandro Balardin (PSDB)

"É preciso Emprego e Renda. Apresentamos um plano abrangente para revitalizar a economia e promover o desenvolvimento. A proposta inclui a transformação da Secretaria de Indústria e Comércio em Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com foco, em incentivar o empreendedorismo, atrair investimentos e diversificar negócios. Vamos fortalecer a identidade econômica local, simplificar a abertura de empresas. Criar a Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda, que vai oferecer capacitações e programas de incentivo, para os jovens no primeiro emprego, e para pessoas de mais idade, que buscam a recolocação no mercado de trabalho. Tudo, em parcerias entre a Prefeitura, Universidades e as Empresas que participarão deste programa".


Ronaldo Trojahn (PL)

"Enfrentar o desemprego é uma prioridade para nosso governo. Vamos implementar um programa de incentivo à criação de vagas de trabalho, com foco em empresas locais e novas oportunidades que não exijam experiência prévia. Estabeleceremos parcerias com instituições de ensino e ONGs para oferecer treinamentos e capacitação. Além disso, criaremos, através da digitalização dos serviços, um portal de emprego que conecte empregadores e candidatos, facilitando o acesso a vagas. Sobre novos concursos, faremos um planejamento estratégico para preencher cargos essenciais e garantir a eficiência dos serviços públicos. Nosso objetivo é promover o emprego e melhorar a renda dos cachoeirenses de forma inclusiva e eficaz".


Vinícius Cornelli (PT)

"O governo Lula tem aumentado muito o número de empregos em todo o País. Cachoeira não pode mais continuar fora desta realidade. Vamos fazer como já fizemos no governo Neiron na ocasião e, que fui Secretário de Industria e Comercio: Vamos buscar novas empresas, oferecendo vantagens comparativas e competitivas. Vamos apoiar as micro e pequenas empresas, desburocratizando os processos e retirando-as da informalidade para que possam acessar crédito e benefícios governamentais. Vamos investir em cursos de qualificação de mão de obra em parceria com Universidades, escolas técnicas, Institutos Federais e empresas. Vamos trazer verbas federais para obras públicas o que movimenta a economia e gera empregos no setor de obras e infraestrutura. Abriremos sim concurso para recompor o quadro funcional do Município".


Mauro Falcão (PDT)

"Para enfrentar o desemprego em Cachoeira, adotaremos uma abordagem inovadora e estratégica. Buscaremos atrair empresas complementares às já existentes, facilitando sua instalação graças ao ambiente receptivo que oferecemos. Focaremos especialmente em negócios ligados ao agronegócio, principal motor da nossa economia. Além disso, vamos criar parcerias para criar vagas sem exigência de experiência, dando chances a quem precisa de inserção no mercado de trabalho. Com apoio ao empreendedorismo e desburocratização, promoveremos o crescimento econômico sustentável e novas oportunidades. A administração pública estará comprometida em promover concursos para atender às necessidades de nossa cidade de forma eficiente e responsável. Para garantir que esses concursos sejam agendados da melhor maneira possível, começaremos com um diagnóstico situacional abrangente".

Comentarios


bottom of page