top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Said, filho de saudoso médico cachoeirense, segue os passos do pai e pretende voltar a Cachoeira



O jovem cachoeirense Said Rashad Musleh Ahmad, de 21 anos, filho do ilustre e saudoso médico que atuou por muitos anos em Cachoeira do Sul, Dr. Rashad Musleh Ahmad Mohd Saleh ( in memorian ), está seguindo os passos de seu pai e atualmente cursando o sétimo semestre do curso de Medicina na Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, cidade onde reside atualmente.


Por possuir um grande afeto pela cidade e vínculo de memórias afetivas da infância que leva consigo, o jovem visita gradualmente os seus primos que moram na cidade. "Sempre que posso faço minhas viagens para vê-los", destaca. Said é primo do advogado e Vereador cachoeirense Kader Saleh.


Kader e Said

Ele concluirá a graduação em Medicina no primeiro semestre de 2026 e conta que o seu objetivo é se especializar em cirurgia vascular e seguir os passos do pai, que, além de um grande pai e amigo, sempre foi o seu professor. "Escolhi a medicina pela nobreza que essa profissão oferece a sociedade. Sempre vi e acompanhei meu pai, assim que pude, atuando, onde presenciei a maneira que ele lidava com as enfermidades, e da necessidade do paciente a assistência à saúde", enfatiza.


Além do estímulo que o pai lhe deu para a escolha do curso, o jovem destaca que o papel desempenhado pelo médico, bem como a sua responsabilidade com o paciente foi o que lhe conquistou. "Pretendo retornar a Cachoeira assim que me formar para atuar na cidade como médico generalista, em primeiro momento. Ainda terei que me dedicar à minha especialização depois de formado; entretanto, da mesma forma, o plano também é retornar a cidade como cirurgião vascular", afirma. Said recorda que o pai atuou por muitos anos no HCB e em seu consultório médico na Rua Sete de Setembro, diagonal com o Banco do Brasil.


Said ainda criança no consultório do pai

QUEM FOI O SEU PAI?

Rashad Musleh Ahmad Mohd Saleh foi o primeiro médico palestino a se formar no Brasil, em 1977. Graduado pela UFSM como médico generalista, seguiu os estudos na residência de cirurgia vascular e angiologia clínica em São Paulo, sendo o Dr. Mário Degni o seu professor da especialização - fundador da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.


O seu pai atuou como médico por 44 anos; dentro disso, só em Cachoeira do Sul foram em torno de 30 anos de trabalho desempenhados.


"Cachoeira do Sul é a cidade que eu guardo no coração, na qual meu pai fez história como médico, e a gratidão ao povo cachoeirense me trará de volta, desta vez, se Deus quiser, como médico, podendo ser útil e a ajudar a todos que precisam de saúde e qualidade de vida", finaliza Said.

Dr. Rashad Musleh Ahmad Mohd Saleh

Comments


bottom of page