A Caixa Federal libera a partir desta quinta-feira (06) a possibilidade de solicitação do FGTS para os trabalhadores que têm saldo em sua conta e residem em áreas que foram alagadas pela enchente do Rio Jacuí. O Saque Calamidade pode ser resgatado até o limite de R$ 6.220,00.
O Ministério Público chegou a ingressar com uma Ação Civil Pública contra a Caixa Econômica Federal e a União solicitando que o saque fosse liberado para todos os cidadãos e obtendo decisão liminar para que a Caixa habilitasse o saque em 48 horas. No entanto, o banco questionou a decisão e, por isso, a juíza responsável pela ação suspendeu o processo por 10 dias para ouvir as partes. Em 23 de maio a Prefeita Angela Schuh também enviou à gerência da Caixa um pedido formalizando a solicitação de liberação do FGTS para toda a população municipal, mas até agora, não obteve retorno do pedido.
Para que os primeiros cachoeirenses pudessem receber o benefício, a Prefeitura encaminhou para a Caixa uma lista com 74 endereços aptos a resgatarem o benefício. Há outros 34 endereços que estão em fase de visitação pela equipe da Defesa Civil para comprovar que o endereço apresentado está dentro da mancha de inundação.
Como solicitar
Não é necessário ir ao banco. Todo o procedimento pode ser feito de forma digital
Acesse o APP do FGTS e clique em “Solicitar seu saque 100% digital” ou no menu inferior “Saques”
Selecione “Solicitar saque”
Clique em “Calamidade pública” e “Informe o município”
Escolha o tipo de comprovante de residência e coloque o seu CPF e complete o endereço.
Documentos necessários
Carteira de identidade ou habilitação (frente e verso). O passaporte também pode ser enviado.
Selfie do rosto com o documento do passo anterior
Comprovante de residência
Importante
É preciso acompanhar a solicitação pelo APP. O retorno da aprovação do saque é de até 5 dias úteis.
Comentarios