Profissionais de saúde voluntários estão se unindo às equipes da SMS para ampliar a assistência multidisciplinar que vem sendo oferecida aos desabrigados pela enchente no município. Neste momento, já há seis enfermeiros atuando de forma espontânea junto aos times da Saúde nos abrigos montados nos ginásios Derlizão e da Escola Rio Jacuí e nas dependências da Paróquia Santo Antônio.
Somente nestes locais, cerca de 200 pessoas encontram-se alojadas, demandando serviços de monitoramento dos sinais vitais, curativos, vacinação, entre outros procedimentos de enfermagem. Paralelamente à atuação multifuncional que já ocorre por parte da Administração Municipal nos alojamentos, através da ação integrada de diferentes secretarias e seus profissionais, a proposta da Secretaria da Saúde será incrementar, a partir desta quarta-feira, 15, as ações voltadas à saúde mental.
Com a adesão voluntária de cinco psicólogos, a pasta deflagrará programação organizada pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que deverá ocorrer concomitantemente nos três locais, mobilizando as famílias amparadas em processos de escuta ativa e grupos terapêuticos. “Precisamos propiciar também momentos para que as pessoas possam manifestar suas questões emocionais e os sentimentos desta fase, a partir do abalo vivido com a enchente, explica a chefe do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), Elisângela da Luz, ratificando a importância do acolhimento especializado àqueles que viveram ou estão vivendo uma situação traumática.
Imagem: Viviane Souza.
Comentários