top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Semana de Cachoeira é tradicional no Município desde 1969

A Semana de Cachoeira do Sul é uma programação anual com diversas atividades e eventos que ocorrem de 8 a 15 de dezembro, visando destacar as qualidades da cidade e espalhar suas riquezas.


Instituída pela Lei Municipal n.º 1395/69, de 3 de outubro de 1969, a Semana de Cachoeira do Sul originou-se de um projeto de lei do vereador Adroaldo Fernando de Moraes, cujo mandato foi de 1969 a 1973. Inicialmente, a ideia era realizar a Semana de Cachoeira na segunda semana de outubro a cada ano.


Em 1969, a semana ainda não ocorreu, mas o I Festival de Cachoeira do Sul, realizado nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, marcou seu início. Promovido pela Prefeitura, sob a gestão do prefeito Honorato de Souza Santos, juntamente com entidades e representantes da comunidade, o festival, organizado pela Escola Superior de Artes Santa Cecília - ESASC, tinha caráter social, beneficente e cultural.


Em 1971, o vereador Alberto José Machado propôs um projeto de lei que alterava o período da Semana de Cachoeira do Sul, estabelecendo-a para ocorrer em dezembro de cada ano, iniciando em 8 e encerrando em 15. A alteração foi efetivada pela Lei Municipal n.º 1530/71, de 16 de dezembro de 1971.

Somente em 1977 a Semana de Cachoeira do Sul ocorreu efetivamente pela primeira vez. Desde então, de 8 a 15 de dezembro, a cidade elabora uma programação diversificada de atividades nesse período.


E o que é celebrado nessa ocasião?

Em 8 de dezembro, celebra-se o feriado municipal dedicado à padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição. Já em 15 de dezembro, comemora-se o aniversário da elevação de Cachoeira à condição de cidade, título conquistado em 1859.






Fonte Blog Arquivo Histórico

コメント


bottom of page