Entre os dias 27 de maio e 07 de junho, o Sesc/RS, por meio da Gerência de Educação, promove a Semana do Brincar que, neste ano, tem como temática “Vem pra roda: no ritmo do brincar”. Ações lúdico-educativas, com foco em brincadeiras para crianças de todas as idades, serão desenvolvidas em 24 Unidades que possuem o projeto Criar Sesc e/ou Escolas Sesc de Educação Infantil (Sesquinho) ou Fundamental. A iniciativa foi criada em 2009 pela Aliança pela Infância, que mobiliza agendas diversificadas em espaços escolares de todo o Brasil em alusão ao Dia Internacional do Brincar, marcado em 28 de maio. O Sesc pelo segundo ano consecutivo propõe vivências em consonância com este calendário.
Dentre os destaques, uma apresentação musical da Cia Lúdica acontecerá no dia 28, às 15h, ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS, e é aberta para todas as escolas. Como parte das brincadeiras, as unidades do Sesc trabalharão com “correspondentes brincantes”, dialogando e enviando materiais umas às outras mobilizando que crianças de diferentes regiões do RS, se conectem pelo Brincar. Eles realizarão diversas atividades ao longo da semana como criação de música, dança, jogos e feira de troca de brinquedos. O objetivo é ressaltar a importância desses momentos não só para as crianças, mas também para adultos.
“Brincar é coisa séria. Por meio desta linguagem, potencializamos as vivências infantis na escola com qualidade de tempo e materiais. Almejamos uma comunidade mais disponível à invenção, ao imaginário e à experimentação. Queremos estimular a criatividade e resgatar as brincadeiras entre as famílias”, enfatiza o arte educador Diewerson Nascimento.
Em Porto Alegre, participam os Sescs 4º Distrito e Anchieta, além do Departamento Regional (GED). Compõem a lista de municípios, também, as Unidades de Alegrete, Bagé, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Caxias do Sul, Chuí, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, Taquara, Tramandaí, Venâncio Aires e Viamão. Nas redes sociais, os grupos compartilharão suas ações, para que o diálogo também seja despertado entre as diferentes culturas do Rio Grande do Sul.
Comments