top of page

Seminário na Fenarroz marca o início do Programa Ativa e da construção do ecossistema de inovação de Cachoeira

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • 11 de jun.
  • 2 min de leitura

Com apoio do Sebrae RS, Cachoeira do Sul dá um passo importante rumo à construção de seu ecossistema de inovação. No dia 17 de junho, dentro da programação oficial da 25ª edição da FENARROZ – Feira Nacional do Arroz, será realizado o Seminário de Inovação, evento que marca o início do Programa Ativa, promovido pelo Sebrae RS e demais atores locais.


Voltado a territórios que ainda estão em fase inicial de estruturação de redes de inovação, o Programa Ativa busca fomentar a cultura da inovação de forma planejada e conectada, articulando os setores da educação, governo e empresas. Em Cachoeira do Sul, um grupo de trabalho reune lideranças locais para propagar a iniciativa. O Seminário acontecerá a partir das 19h e contará com a presença de representantes de diversas instituições parceiras.

Programação confirmada do Seminário de Inovação – 17/06:

19h: Abertura oficial (Prefeitura de Cachoeira do Sul e CACISC);

19h15: Importância e impacto de um ecossistema de inovação (Sebrae RS);

19h25: Case de Ecossistema: InovaCentro Santa Maria;

19h35: Hélice do Conhecimento (UFSM, UERGS, Ulbra, Escola Conceição);

20h: Quádrupla Hélice (CDL, Senai, Senac);

20h15: Ações de Inovação conectadas pelo RS (Inova RS);

20h25: Encerramento

O município de Cachoeira do Sul foi contemplado com o módulo Inspiração, o primeiro nível do Programa Ativa voltado à sensibilização e engajamento inicial de lideranças e atores locais. As soluções aplicadas neste módulo incluem palestras, bootcamps, ideathons e seminários que conectam teoria e prática com foco no desenvolvimento de soluções locais para desafios reais.


O Programa Ativa atende territórios que ainda não possuem redes de inovação consolidadas e cuja quádrupla hélice – formada por governo, universidades, iniciativa privada e sociedade civil – ainda não atua de forma articulada. A proposta é atuar de forma colaborativa para amadurecer iniciativas emergentes e criar as bases para um ecossistema sustentável.


O programa atende três públicos estratégicos: educação, governo e empresas, com foco em estudantes, professores, servidores públicos, gestores, empreendedores e representantes de entidades empresariais.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page