Senac lança o primeiro curso Técnico em Inteligência Artificial do RS
- Lenon Quoos

- 4 de set.
- 2 min de leitura
Com o objetivo de atender à crescente demanda por profissionais capacitados na área da tecnologia, o Senac-RS ofertará o primeiro curso Técnico em Inteligência Artificial do Estado. A turma pioneira será realizada no Senac Tech, em Porto Alegre, com início em novembro. Para preencher uma das vinte vagas disponíveis, o interessado deverá cumprir alguns pré-requisitos, como possuir 16 anos completos, estar, no mínimo, no 2º ano do Ensino Médio, e ter conhecimentos prévios em sistemas operacionais.
Ao longo das 1.200 horas de duração de curso, os alunos tornam-se capazes de utilizar IA para automatizar processos, tomar decisões baseadas em dados e criar soluções inovadoras, que impulsionam a eficiência e a competitividade nos mais variados setores.
A capacitação ainda conta com um diferencial: as certificações intermediárias. Ou seja, ainda durante a formação, o aluno obtém certificado como "assistente de suporte computacional", "assistente de análise de dados" e "assistente de desenvolvimento em IA" – o que permite inserção no mercado de trabalho praticamente desde o início do curso.
“O Senac-RS inova, mais uma vez, ao ofertar uma formação técnica que atende a uma importante demanda tanto do mercado quanto da sociedade. A Inteligência Artificial já é uma realidade. E nossa instituição se coloca como protagonista no cenário de formação de profissionais qualificados e éticos nesse campo de atuação", afirma a diretora regional do Senac-RS, Sandra Lindorfer.
Para a diretora do Senac Tech, Daniela Corso Favaretto, o curso chega no momento oportuno. “Avanços tecnológicos, automação e a crescente adoção de IA por empresas de todos os setores estão alavancando o mercado de trabalho para quem lida com Inteligência Artificial. Nossa escola possui a expertise e os melhores profissionais da área para capacitar uma nova geração de programadores”, destaca.
O novo curso Técnico em IA trabalha as seguintes competências:
- Reconhecer e interpretar modelos aplicados à arquitetura de computadores;
- Desenvolver bancos de dados, algoritmos com Python e processamento de linguagem natural;
- Compreender variáveis qualitativas e quantitativas e aplicar funções matemáticas lineares, polinominais, logarítmicas e exponenciais;
- Criar estruturas em nuvem;
- Aplicar técnicas de Machine Learning em projetos de IA e técnicas de treinamento em modelos de algoritmos de Redes Neurais Artificiais (RNA);
- Identificar fontes de dados relevantes, para desenvolver um plano de coleta, considerando a qualidade e a legalidade, sempre aplicando técnicas de análise descritiva, preditiva e prescritiva;
- Avaliar a eficácia e a eficiência de modelos de deep learning;
“Essas habilidades técnicas são trabalhadas de forma integrada a princípios éticos e de responsabilidade, garantindo que o futuro profissional saiba não apenas criar tecnologia, mas também avaliar impactos, respeitar a privacidade e promover o uso seguro e consciente dessas ferramentas no mercado”, acrescenta o coordenador do curso, Jair Ferraz.
As aulas iniciam no dia 3 de novembro e serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Os interessados podem se inscrever no site do Senac Tech ou na escola, localizada na rua Venâncio Aires, 93 – Cidade Baixa.
Mais informações sobre o novo curso também podem ser obtidas pelo telefone (51) 3288-7750 ou pelo WhatsApp (51) 99224-6287.



















Comentários