top of page

Sociedade Jacuí participa da Trilha Aquática do Rio Jacuí que segue até esse domingo

Foto do escritor: Da RedaçãoDa Redação

A Sociedade Jacuí participou do lançamento da Trilha Aquática do Rio Jacuí, que está sendo realizada nos dias 15, 16 e 17 de março, em Cachoeira do Sul. Esta é a primeira trilha do Rio Grande do Sul a ser inserida na Rede Brasileira de Trilhas.


O total do percurso é de aproximadamente 38 km, saindo da Vila Pertile até o balneário São Lourenço, em Cachoeira.


Neste domingo, 16 de março, será percorrido o trecho 6, ao longo do balneário São Lourenço, ficando assim esta trilha disponível como mais um atrativo turístico para os municípios envolvidos.


O PROJETO

O evento que estava previsto para setembro de 2023 foi adiado devido às enchentes. Além dos modais de caminhada e bicicleta que estão em desenvolvimento nos municípios de Santa Maria, Itaara e Ivorá, o caminho passou a contemplar o modal aquático a partir do seu lançamento que ocorreu no dia 21 de abril, em Dona Francisca, sendo a primeira trilha aquática do Rio Grande do Sul a ser inserida na Rede Brasileira de Trilhas.


A execução do projeto conta com o trabalho voluntário do Parque Estadual da Quarta Colônia, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, FEPAM, Grupo de Bandeirantes da Serra, Associação Santamariense de Esportes Náuticos (ASENA) e municípios envolvidos. Em Cachoeira do Sul, o material de sinalização foi patrocinado pela Corsan.


SAIBA MAIS

O percurso da trilha aquática no Rio Jacuí teve como ponto de partida o Parque Estadual Quarta Colônia e segue pelo leito do rio passando pelos municípios de Nova Palma, Dona Francisca, Agudo, Paraíso do Sul, Restinga Seca até chegar em Cachoeira do Sul, município limite do território do Corredor Ecológico da Quarta Colônia.


Ao longo da trilha são firmadas parcerias com a comunidade local para apoio aos visitantes (com alimentação, estadia, ponto de apoio/socorro por exemplo) com o intuito de fomentar o turismo de aventura e conservação no rio Jacuí.


A sensibilização e facilitação para a execução do evento estão a cargo da turismóloga Livia Lima, que para garantir o êxito da proposta, conta com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e das secretarias municipais de Governo, Agricultura e Pecuária e Saúde.

 

Programação dos eventos de lançamento, percursos e integração:

DIA 15/03 - sexta-feira

20h - Reunião de abertura e jantar de confraternização no Restaurante Santa Maria. 


DIA 16/03 - sábado

Trecho 05: Vila Pertile-Balneário / São Lourenço (21.6 km)

08h - Translado até a Vila Pertile e preparação dos equipamentos

09h30min - Embarque no rio Jacuí

13h30min - Desembarque no Balneário São Lourenço

14h - Almoço na propriedade do Sr. Edi Simon

19h - Roda de conversa sobre a atividade do dia

- Jantar e pernoite na propriedade do Sr. Edi Simon


DIA 17/03 - domingo

Trecho 06: Balneário São Lourenço (16.5 km)

8h - Embarque no rio Jacuí

13h - Desembarque no Balneário Seringa

14h - Cerimônia de encerramento e almoço no mesmo local.


Imagens: Divulgação.

Comments


bottom of page