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Spengler Cachoeira convida para o lançamento do novo Volkswagen Tera nesta quinta-feira

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • 4 de jun.
  • 4 min de leitura

A concessionária Spengler convida os cachoeirenses para participarem do lançamento do ano nesta quinta-feira, 5 de junho, às 19h, em Cachoeira do Sul. Será a oportunidade de todos conhecerem o Novo Volkswagen Tera, o SUV mais aguardo do Brasil. "Você é o nosso convidado especial, preparamos um evento exclusivo em nossa concessionária com condições especiais de lançamento, válidas apenas para esse dia. Confirme sua presença agora e garanta a sua vaga", destacou o gerente Mariton Carlos da Silva.


A Spengler fica localizada na Rua Bento Gonçalves, 587. O telefone para contato é: (51) 3723-7007.


CONHEÇA

O Volkswagen Tera 2026, lançado em maio de 2025, impressiona com consumo de 15 km/l em rodovias e autonomia de 735 km com gasolina, produzido em Taubaté, São Paulo. A Volkswagen oferece quatro versões, com preços entre R$ 99.990 e R$ 139.990, e opções de motor 1.0 aspirado e turbo, com câmbio manual ou automático. A versão TSI manual se destaca, superando o Renault Kardian em eficiência, com 12,9 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. Equipado com seis airbags, frenagem autônoma e central VW Play, o Tera combina tecnologia, segurança e design moderno. Disponível desde julho, o SUV compacto atende motoristas que buscam economia e praticidade, enfrentando rivais como Fiat Pulse e Citroën Basalt.


A seguir, alguns pontos que destacam o Volkswagen Tera no segmento:

  • Consumo eficiente, com destaque para 15 km/l na estrada com gasolina;

  • Autonomia de até 735 km, ideal para viagens longas;

  • Opções de motor 1.0 aspirado e 1.0 turbo, com câmbio manual ou automático;

  • Design moderno e tecnologia embarcada, como a central VW Play de 10,1 polegadas;

  • Pacote robusto de segurança, com seis airbags e frenagem autônoma de emergência.


Versões e motorizações do VW Tera

A linha do Volkswagen Tera 2026 oferece três configurações mecânicas, todas herdadas do Polo, mas adaptadas para o novo SUV compacto. A versão de entrada, chamada MPI, é equipada com um motor 1.0 aspirado que entrega 84 cavalos com etanol e 77 com gasolina, associado a um câmbio manual de cinco marchas. No uso urbano, essa configuração registra 9,1 km/l com etanol e 13,2 km/l com gasolina. Já em rodovias, os números sobem para 10,2 km/l e 14,7 km/l, respectivamente, oferecendo um equilíbrio interessante para quem busca economia em trajetos curtos e médios.


Por outro lado, a versão TSI, equipada com motor 1.0 turbo, é a estrela em termos de eficiência. Disponível com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas, o motor rende 116 cavalos com etanol e 109 com gasolina, além de 16,8 kgfm de torque em ambos os combustíveis. Na configuração manual, o Tera TSI atinge 9 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina na cidade, enquanto na estrada os valores chegam a 10,3 km/l e 15 km/l, respectivamente. Essa eficiência permite ao modelo alcançar uma autonomia de até 735 km com o tanque de 49 litros totalmente abastecido com gasolina.


As versões automáticas, Comfort e High, embora menos econômicas, ainda apresentam números competitivos. Com etanol, o consumo urbano é de 8,6 km/l, e o rodoviário, de 10,3 km/l. Quando abastecidas com gasolina, essas configurações registram 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/l em rodovias. A transmissão automática de seis marchas, fornecida pela Aisin, é reconhecida por sua durabilidade e suavidade, tornando o Tera uma opção atraente para quem prefere conforto em trajetos urbanos.


Comparação com concorrentes

O Volkswagen Tera entra em um segmento disputado, enfrentando modelos como Renault Kardian, Fiat Pulse e Citroën Basalt. Quando comparado ao Renault Kardian 1.0 turbo manual, o Tera se destaca em eficiência. No ciclo urbano com gasolina, o modelo da Volkswagen registra 12,9 km/l, contra 12,4 km/l do concorrente. Já em rodovias, o Tera alcança 15 km/l, superando os 14,8 km/l do Kardian. Apesar de o Renault oferecer maior potência, com 125 cavalos, o Tera compensa com melhor economia de combustível em todos os cenários medidos pelo Inmetro.


Em relação ao Fiat Pulse, o Tera também apresenta vantagens em algumas situações. No uso rodoviário com gasolina, o modelo da Volkswagen atinge 15 km/l, contra 14,7 km/l do Pulse. No entanto, o Fiat se destaca em desempenho, com 130 cavalos e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, contra 11,7 segundos do Tera High com etanol. O Citroën Basalt, outro rival, aposta em design diferenciado, mas não supera o Tera em tecnologia de segurança ou eficiência.


Eficiência em destaque

A eficiência do Volkswagen Tera é um dos seus principais atrativos, especialmente na versão TSI com câmbio manual. Com 15 km/l em rodovias, o modelo se posiciona como uma das opções mais econômicas entre os SUVs compactos. O tanque de 49 litros permite uma autonomia de até 735 km, ideal para viagens longas sem a necessidade de reabastecimentos frequentes. Mesmo nas versões automáticas, o consumo rodoviário de 14,5 km/l com gasolina é competitivo dentro da categoria.


Testes práticos realizados por jornalistas reforçam esses números. Em um desafio de consumo organizado pela Volkswagen, entre São Paulo e Taubaté, algumas duplas alcançaram médias impressionantes, como 21,5 km/l e até 22 km/l, adotando técnicas de condução econômica, como evitar acelerações bruscas, manter os vidros fechados e desligar o ar-condicionado. Esses resultados mostram o potencial do Tera em condições otimizadas, embora, em uso convencional, as médias variem entre 14 km/l e 18 km/l.




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