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UFSM abre inscrições para ingresso e reingresso em cursos presenciais no 2º semestre de 2025

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • 10 de jun
  • 2 min de leitura

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) publicou o Edital nº 036/2025, que regulamenta o processo seletivo de ingresso e reingresso em cursos presenciais de graduação com início no segundo semestre letivo de 2025. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, de 06 de junho a 11 de julho de 2025.


Quem pode participar?

Podem se candidatar estudantes e ex-estudantes que se enquadrem em uma das cinco modalidades:

Reingresso (R): para quem abandonou ou cancelou um curso da UFSM e deseja retornar ao mesmo curso anteriormente frequentado.

Transferência Interna (TI): para estudantes matriculados ou com trancamento em curso da UFSM que queiram mudar para outro curso da mesma universidade.

Transferência Externa (TE): para estudantes de outras instituições de ensino superior (públicas ou privadas) que queiram transferir seus estudos para a UFSM.

Portador de Diploma (PD): para quem já tem diploma de curso superior e deseja iniciar uma nova graduação na UFSM.

Reingresso com Transferência Interna (RTI): para ex-alunos da UFSM que abandonaram ou cancelaram um curso e desejam retornar à universidade, mas em outro curso diferente do anterior.


É necessário escolher apenas uma modalidade e verificar se ela está disponível no curso desejado. Cada curso tem um edital específico com regras e critérios próprios.


Principais datas do processo seletivo

Data

Etapa

06/06 a 11/07

Período de inscrições e envio de documentos

23 e 24/06

Solicitação de isenção da taxa de inscrição

14/07

Prazo final para pagamento da taxa

18/07

Divulgação final das inscrições homologadas

24 e 25/07

Realização de provas práticas (se previstas pelo curso)

29/07

Divulgação parcial dos candidatos selecionados

04/08

Resultado final e orientações para confirmação de vaga

04 a 06/08

Confirmação de vaga online

A partir de 06/08

Matrícula nas disciplinas

A partir de 07/08

Início das chamadas para suplentes

Como se inscrever:

As inscrições devem ser feitas no Painel do Candidato, acessado com conta no Portal Gov.br. É necessário:

Escolher a modalidade de ingresso;

Consultar o edital específico do curso pretendido;

Reunir e digitalizar todos os documentos exigidos (em PDF);

Preencher os dados no sistema;

Efetuar o pagamento da taxa (R$ 92,50) ou solicitar isenção se for de baixa renda e inscrito no CadÚnico.

Não é possível alterar curso ou modalidade após finalizar a inscrição. Caso deseje mudar, é necessário realizar uma nova inscrição dentro do prazo.

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Dúvidas devem ser encaminhadas diretamente à coordenação do curso pretendido, cujo contato está no respectivo edital específico.

 
 
 

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