top of page

Unidades de saúde ampliam horários e promovem ações especiais voltadas às mulheres durante o mês de conscientização

Através da campanha Outubro Rosa, que atua nacionalmente na conscientização sobre o câncer de mama, a Secretaria Municipal da Saúde vai flexibilizar horários de atendimento em algumas unidades durante este mês com a proposta de motivar o acesso das mulheres ao autocuidado. Além das ações preventivas durante o horário de expediente dos postos de saúde, estão sendo programadas ações aos sábados e em turnos estendidos (das 17h às 21h), conforme programação relacionada abaixo.


Em ambientes decorados com a temática e contendo material educativo para acesso dos usuários do SUS, os serviços de saúde da rede municipal estão incentivando a busca das pacientes pela prevenção e diagnóstico precoce tanto do câncer de mama como do câncer de colo do útero.


As coordenações das unidades têm aliado atividades educativas, com orientações sendo repassadas pelos profissionais de saúde, às consultas para coletas de exames citopatológicos, avaliações médicas e de enfermagem, e encaminhamentos às mamografias, de acordo com os protocolos do SUS. Também estão programadas nos eventos da campanha Outubro Rosa ações paralelas como as pesagens do Programa Bolsa Família, atualização de cadastros, assistência odontológica, aferição dos sinais vitais (pressão arterial, frequência cardíaca, respiratória e temperatura), vacinação, entre outras atrações às famílias.


“O Outubro Rosa tem grande importância na saúde pública, pois vai muito além da reflexão sobre o câncer de mama — ela representa uma estratégia de promoção da saúde, prevenção e diagnóstico precoce, a fim de reforçar a qualificação no cuidado às mulheres”, acrescentou a titular da SMS, Camila Barreto.


PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA

16/10 – Quinta-feira

ESF Ferreira – 8h Roda de Conversa, seguida das coletas de exames

ESF Barcelos – Reunião semanal grupo de convivência, a partir das 15h

ESF Márcia Pertille da Costa (Bairro Carvalho) - 17h às 21h


17/10 – Sexta-feira

ESF Ferreira – 8h Roda de Conversa, seguida das coletas de exames


18/10 - Sábado

EAP Alto do Amorim – 8h às 11h30min

ESF Promorar – 8h às 15h

EAP Central – 8h às 16h

ESF Fátima – 8h às 16h


24/10 - Sexta-feira

ESF Quinta da Boa Vista – 7h às 12h e das 13h às 16h


31/10 - Sexta-feira

ESF Barcelos - 17h às 21h

Viviane Souza.

 
 
 

Comentários


bottom of page