Vereador Alex da Farmácia cobra da Prefeitura Decreto de Emergência pela situação da seca
- Da Redação
- 27 de jan.
- 1 min de leitura

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 27 de janeiro, o vereador Alex da Farmácia (Republicanos) apresentou Indicação nº 93/2025, pedindo que o Executivo avalie a decretação de situação de anormalidade de acordo com a legislação vigente.

O vereador salienta que foi solicitado por diversos produtores e também pelo Sindicado Rural de Cachoeira do Sul, que alegam que a situação atual é crítica, sendo que a própria Prefeitura Municipal atende 120 famílias com falta de água no interior do munícipio. Segundo o vereador, alguns município já fizeram o Decreto de Emergência: Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Arvorezinha, Manoel Viana, Cacequi, Santiago e Tupanciretã.
O que diz o Executivo
Segundo o chefe de Gabinete Cleiton Santos, o Executivo está atento a situação e a Emater considera que neste momento temos 9% de perdas no potencial da produtividade da safra de soja. A orientação é aguardar o comportamento desta semana, que tem expectativa de ocorrência de chuvas em parte do município e avaliar novamente a situação. "Na sexta-feira vamos reunir novamente com Desenvolvimento Rural e Defesa Civil para uma avaliação, e buscar informações da Emater/RS, do Irga e consultorias privadas" concluiu Cleiton

Comments