top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Vereador Alex da Farmácia solicita calçadas com rampas de acessibilidade para cadeirantes

O vereador Alex da Farmácia (Republicanos) apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na segunda-feira, 22 de fevereiro, o pedido de providências nº 212/2021 de forma urgente levando em conta a falta de acessibilidade que são observadas calçadas existentes em Cachoeira do Sul, onde cadeirantes precisam andar pela via dos automóveis, especialmente nas vias centrais da cidade, como Júlio de Castilhos, Saldanha Marinho e Sete de Setembro.


Destinado ao poder executivo, em seu pedido Alex afirma que diversos cadeirantes lhe procuraram ressaltando a falta que faz essas rampas para a mobilidade dos mesmos nas ruas da cidade. "Os cadeirantes relatam que encontram rampas sem as medidas necessárias para passar uma cadeira de rodas, bem como outras que encontram-se danificadas em razão das chuvas, formando um degrau e assim não permitindo a subida da cadeira e que encontram calçadas mesmo sem nenhuma rampa. Além disso, cadeirantes relatam casos frequentes de motoristas que sem a mínima compaixão lançam palavras de baixo calão quando encontram cadeirantes se locomovendo pela via dos automóveis porque não tem condições de subir e descer em todas as calçadas. Que seja providenciada com a máxima urgência uma análise das rampas de acessibilidade de cadeirantes as calçadas; bem como a construção das mesmas onde não existirem", ressalta.


Alex ainda complementa que a realidade e dificuldade que os cadeirantes enfrentam passa despercebida no dia-a-dia pelas pessoas. "Eu fiz um levantamento em ruas principais e de grande fluxo como a Júlio de Castilhos, Avenida Brasil, Saldanha Marinho e vi que quase não existem e as que existem não possuem um padrão. É um descaso público, uma vergonha e um desleixo com as pessoas. Não vemos cadeirantes nas ruas porque eles não saem da casa por saberem da dificuldade que vão ter se forem pra rua. Isso que não cito os deficientes visuais, auditivos e outros", salienta.


O parlamentar diz que levantou a bandeira na questão da acessibilidade. "Infelizmente não enxergam esses problemas porque não fazem parte da realidade de muitas pessoas. Espero que o governo se sensibilize e faça algo nesse sentido", frisa.

Foto: Câmara de Vereadores


bottom of page