top of page
Foto do escritorDa Redação

Vereador Magaiver propõe homenagem a radialista José Schneider Silva

O vereador Magaiver Dias (PSDB) apresentou o projeto de lei 08/2024, que denomina a Rua José Schneider Silva, falecido em 2015, o trecho da Rua João Antônio Mesquita, onde existem duas paralelas com o mesmo nome.


Schneider Silva foi gerente da Rádio Cachoeira por 35 anos, presidente do Mococa, clubes de Rotary, além de apresentador de diversos programas de rádio, como o "Matutino do Ar", que foi lançado em novembro de 1946 indo ao ar até setembro de 1994.


Programas apresentados:

- NOSSOS FILHOS SE DIVERTEM: programa de auditório apresentado por ele nos domingos pela manhã, com espaço reservado para histórias que a Vovó Conta, com a vovó Olga Bandeira.


- PAUSA NA SEMANA: programa de auditório também apresentado por ele às quartas feiras, que revelou músicos e cantores famosos como: Rui Felten, Ivo Becker, Mirano Schuller, Gaspar, Clio Paulo, Paulo Juares, Maria Aparecida, Jessi Machado, Sonia Mara e muitos outros.


- RÁDIO TEATRO: programa de auditório apresentado às segundas e sextas feiras com o elenco da rádio Cachoeira (José Schneider, Ilês Rodrigues da Silva, Henrique Rodrigues, Heldo Webster, Enio Francisco, Nildo Severo, Lenioce Schwelm, Tupinambá de Azevedo (que foi juiz em Porto Alegre).


Os programas Bom Dia Cidade e Encontro Com a Saudade foram lançados por Schneider Silva em março de 1960.


Alguns slogans criados:

- RÁDIO CACHOEIRA o som da cidade feliz;


- RÁDIO CACHOEIRA a estação que melhor informa;


- RÁDIO CACHOEIRA sempre presente nos acontecimentos que empolgam o envolvem a cidade;


- RÁDIO CACHOEIRA “A ESCOLA DO RÁDIO” (permanece até hoje).


Frases criadas para a programação:

- Antes da hora não é hora, depois da hora não é mais hora.


- Olha a hora não se atrase, comece bem o seu dia, mantenha o seu sorriso, siga alegre para o seu trabalho ou para sua escola.


- A hora da coincidência: Olha a hora sete e sete para a sete, sete horas, sete minutos e sete segundos, e outros que marcaram a sua trajetória junto a Rádio Cachoeira.


Aposentadoria

Schneider Silva se aposentou em 1994 e realizou o sonho de ir morar na praia. Seu último desejo, era ser enterrado em Cachoeira do Sul, apesar de ter nascido em Montenegro, ele se considerava filho dessa terra. Ele faleceu em 18 de fevereiro de 2015. 





Comments


bottom of page