Vestibular e PSS 2025 da UFSM tem primeiro dia tranquilo
- Da Redação
- 11 de jan.
- 2 min de leitura

Na tarde deste sábado (11), iniciou-se a aplicação das provas do Vestibular e Processo Seletivo Seriado (PSS) 2025 da UFSM. A partir das 12h30, os candidatos de ambas as modalidades já puderam ingressar em seus locais de prova e aguardar o início da aplicação dos exames, que aconteceu às 13h30. Na ocasião, a primeira prova abordou os conteúdos do primeiro ano do ensino médio, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste ano, a UFSM registrou 12.574 inscrições, o que representou um aumento de 22% em relação à edição de 2024.
Ao todo, 12 cidades receberam estudantes para a aplicação das provas. Os candidatos inscritos no Vestibular fizeram os exames em Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, todas localizadas no Rio Grande do Sul, além de Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). Já os inscritos no PSS fizeram as provas em Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Pelotas e Uruguaiana, além de Curitiba e Florianópolis. Em Santa Maria, as provas do PSS ocorrem também na Universidade Franciscana (UFN), no centro da cidade.
O reitor da UFSM, Luciano Schuch, avaliou o primeiro dia de provas como um processo que qualifica o ingresso na universidade e que a realização das provas também causa grande movimento na cidade e em outros locais que as provas acontecem. Além dessa forma de ingresso na instituição, o reitor destacou que a UFSM também possui outras 16 formas de ingresso.

Tema da prova
O primeiro dia de prova do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS) teve como tema a saúde, em aspectos como saúde pública, saúde mental, cuidados para o bem viver e bem-estar, conforme explicou o pró-reitor de Graduação, professor Jerônimo Siqueira Tybusch, em coletiva de imprensa na tarde deste sábado (11).
Abstenções no primeiro dia
No vestibular, o índice de abstenção foi de 25%, enquanto que no PSS chegou a 8,3% neste primeiro dia.
Comentários