top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Apenas 6 cidades receberão vacinas contra dengue no Rio Grande do Sul

O Ministério da Saúde (MS) anunciou nesta quinta-feira (25) que 625 novas cidades de seis Estados receberão o imunizante contra a dengue. Pela primeira vez, oRio Grande do Sul foi incluído na lista de beneficiados. A distribuição da quarta remessa contará com 986.548 doses, sendo 126.132 unidades para o Estado.


A área do RS citada pelo Ministério é a Região 10 – Capital e Vale do Gravataí, da qual fazem parte as cidades:


  • Porto Alegre – 72.898 doses

  • Alvorada –  12.985 doses

  • Cachoeirinha – 8.379 doses

  • Glorinha – 463 doses

  • Gravataí –  16.425 doses

  • Viamão – 14.982 doses


Conforme o MS, a distribuição das doses para os municípios foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.


As vacinas destinadas para aplicação da segunda dose serão enviadas posteriormente, considerando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema da vacinação.


A SES confirma que já foi comunicada de que o Estado receberá doses da vacina Qdenga.


Na próxima segunda-feira(29), ocorrerá reunião das equipes técnicas do Centro de Vigilância em Saúde (Cevs) e Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, para alinhar a estratégia no Estado.


A nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde com a conduta para a vacinação contra a dengue não trouxe o público-alvo. Inicialmente, a indicação era para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, mas foi alterada, nos Estados onde já há aplicação devido à baixa procura.


A data de envio ainda não foi confirmada pelo MS nem pela SES. Com isso, aindasegue indefinido o início da vacinação contra a dengue no RS.



bottom of page