top of page
  • Lenon Quoos

Cachoeira do Sul é um dos 5 municípios brasileiros premiados pelo Conviva Educação

O Conviva Educação publicou nesta na terça-feira, 11 de julho, a relação de municípios que foram premiados na 5ª Ação de Reconhecimento. Os cinco vencedores são: Aral Moreira/MS; Olindina/BA; Cachoeira do Sul/RS; Santos/SP e Normandia/ RR e todos foram contemplados com a participação no 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado em Cuiabá/MT, de 6 a 9 de agosto de 2023.


As iniciativas foram escolhidas por meio de uma Comissão técnica composta pela Undime mais seis parceiros: Fundação Itaú Social, Instituto Natura, Porticus, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Votorantim e Fundação Roberto Marinho.


Representando o Centro-Oeste, o município de Aral Moreira/ MS apresentou o relato de experiência: Gestão educacional práticas para um ensino de qualidade com equidade. Pelo Nordeste, o município de Olindina/ BA apresentou “Garantia de acesso e permanência na escola”. O representante da região Sul abordou o Monitoramento em Busca de Melhores Resultados e vem do Rio Grande do Sul, município de Cachoeira do Sul.


Do Sudeste, Santos/ SP ganhou com a “Elaboração do PME: coração da gestão educacional santista”. E pela região Norte, Normandia/ RR, falou da “1ª Formação de orientação Pedagógica na prática Escolar”.


Em 2023, a Ação de Reconhecimento pretendeu valorizar as secretarias municipais de educação que utilizaram a plataforma e demonstraram o aprimoramento de seus processos de gestão, produzindo resultados que impactaram o cotidiano da gestão da educação pública municipal de 2019 a 2022.


A Ação objetiva de fomentar o envolvimento das secretarias de educação no processo de organização dos dados do município, gerar melhoria no aprendizado dos estudantes, na infraestrutura das escolas, e promover condições adequadas de trabalho para os profissionais da secretaria de educação e professores.


Todas as secretarias municipais de educação cadastradas no Conviva até o dia 8 de maio de 2023 que atendiam aos critérios de uso descritos, foram aptas a participar da Ação.


O Reconhecimento Conviva dá oportunidade às Secretarias Municipais de Educação de mostrar, a todo o país, as práticas de gestão realizadas com o apoio do Conviva. Os vencedores desta edição vão participar de roda de conversa exclusiva com especialista da área da educação durante a programação do 19º Fórum Nacional da Undime e ainda de um painel para apresentação da experiência.


Os municípios premiados terão a divulgação das experiências na plataforma Conviva, serão anunciados na revista Educação Municipal 2023 publicada pela Undime; nas redes sociais da Undime e Conviva; e poderão participar de um programa do Canal Futura sobre temas inerentes à gestão da educação municipal. Também, terão direito a um(a) palestrante para participar de evento presencial, em cada um das cinco secretarias municipais de educação reconhecidas, ao longo do ano de 2024.

Fonte: Conviva Educação.

Comments


bottom of page